Atuar nas indústrias, buscando a melhoria tanto da qualidade quanto da produtividade. É este o objetivo dos gestores da produção industrial.

O curso de graduação na área é focado em preparar os alunos para promoverem o desenvolvimento das organizações industriais, sempre conciliando as perspectivas humanas, econômicas, sociais, éticas e ambientais.

Com um mercado cada vez mais globalizado, as empresas aumentam as exigências visando à competitividade, exigindo ações ágeis do gestor da produção industrial. Apesar da importância do curso, para permitir ao profissional atender às necessidades das organizações, é necessário também a realização de estágios para solidificar e praticar o conhecimento.

E você, sabe por que o estágio é tão importante para a formação? De acordo com uma pesquisa realizada pela InterSciente –  Informação e Tecnologia Aplicada, o estágio vale a pena e deve ser feito, de acordo com 99% dos recém-formados. Para destacar os motivos, nós reunimos algumas dicas dos sites da Caixa Econômica Federal e do Centro de Estudos Avançados e Treinamento.

A importância do estágio em produção industrial

Segundo o CEAT (Centro de Estudos Avançados e Treinamento):

• O estágio oferece ao estudante a oportunidade única de assimilar e conciliar teoria e prática.
  • O aprendizado tem maior eficácia quando adquirido pela experiência, por meio da prática  frequente.
  • Vivências do que ainda não foi visto em sala de aula aumentam a curiosidade pelas aulas, pois surgem novas dúvidas.
  • A prática do estágio torna possível ao aluno perceber o que precisa aprender melhor ou até mesmo aperfeiçoar, pois vai mostrar deficiências e falhas. As dificuldades práticas vão apontar as dificuldades teóricas.
  • Por ainda estar em sala de aula, o estagiário consegue trazer frescor e inovação para a empresa.
  • Diante da importância do estágio, o estudante não deve buscar ganhar dinheiro com a experiência, o principal não será a bolsa paga, mas sim o conhecimento adquirido.

Como funciona o estágio em produção industrial

No caso do curso de Gestão da Produção Industrial EaD da Unisul Virtual, o estudante deverá escolher, com o auxílio do coordenador de estágio, uma empresa para desenvolver seu estágio.

Caso o estudante queira estagiar na Empresa onde já trabalha, poderá fazê-lo, desde que o coordenador de estágio aprove e desde que haja um contrato de estágio firmado entre a empresa e o estagiário, estabelecendo os compromissos mútuos em acordo com as normas gerais conferidas por lei.

Tem outras opiniões sobre a importância dos estágios? Compartilhe seu conhecimento nos comentários!

E não deixe de conferir as informações completas sobre o Curso de Gestão da Produção Industrial no site da Unisul Virtual.

GPI_alternativas_futuro_sustentavel