Pós-graduação em área diferente da graduação é uma boa? Sim! Veja exemplos da especialização em Arquitetura de Interiores para graduados em outras áreas.

A pós-graduação em Arquitetura de Interiores é uma opção estratégica para graduados em outras áreas do conhecimento, como Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Design e Moda.

Pesquisas apontam que, no Brasil, um curso de especialização pode elevar o salário do profissional em até 50,17%. Quanto maior for o cargo, mais a pós-graduação influencia na remuneração. Por exemplo, entre cargos do alto escalão, o salário de um profissional pós-graduado chega a ser até 90% maior que o daqueles que não têm essa formação.

A especialização também costuma ser pré-requisito para alguns cargos em concursos públicos, além de ser critério de classificação e desempate. No empreendedorismo, os conhecimentos reforçam o olhar crítico e criativo, essencial aos negócios.

Além disso, um curso de pós-graduação aumenta o campo de atuação no mercado e oferece novas possibilidades profissionais, nas quais a multidisciplinaridade é um diferencial competitivo.

Continue lendo e conheça os ganhos profissionais que a especialização em Arquitetura de Interiores pode trazer!

Áreas que se beneficiam com uma especialização em Arquitetura de Interiores

Arquitetura e Urbanismo

Arquitetos e urbanistas podem expandir suas habilidades explorando disciplinas específicas da especialização, tais como Design de Mobiliários, Ergonomia e Antropometria. Assim, são capazes de elaborar projetos completos e diferenciados com mais autonomia.

Além do conhecimento específico, um aspecto essencial para a prosperidade dos negócios é a gestão. Dessa forma, a matéria de Administração e Marketing de Escritórios é uma ferramenta importantíssima para dar um viés estratégico à atuação do arquiteto como dono do próprio negócio.

Engenharia Civil

Os engenheiros civis têm a oportunidade de desenvolver um olhar mais artístico para as suas habilidades técnicas, ganhando conhecimento em aspectos fundamentais em uma construção, como iluminação, acústica, ventilação, conforto térmico e estética.

Disciplinas básicas da pós-graduação em Arquitetura de Interiores, como Conforto Ambiental, Materiais de Acabamento e Paisagismo de Interiores são interessantes para esse público ganhar habilidades também na personalização de edificações, conforme as necessidades de cada projeto.

Design

Para os designers, a especialização promove a ancoragem da criatividade em conceitos importantes no desempenho das suas atividades, como a representação gráfica a partir da Modelagem 3D, que é uma das disciplinas do curso.

Outro aspecto importante no cotidiano profissional que os mais criativos geralmente precisam desenvolver é Orçamento e Planejamento de Obras, que é uma matéria do curso.

Moda

Já para os graduados em Moda, o curso de especialização oferece um novo olhar sobre o uso de tendências, padrões, texturas, formas e cores na elaboração de Projetos de Interiores em diversos segmentos do mercado, como comercial, promocional, corporativo, institucional, residencial, de gastronomia e entretenimento.

Como escolher uma boa instituição de ensino

É recomendável que profissionais bacharéis, licenciados ou tecnólogos em outras áreas que queiram se especializar em Arquitetura de Interiores façam uma reflexão antes de decidir pelo curso e escolher uma instituição, considerando aspectos como:

• Reconhecimento do curso pelo MEC, como pós-graduação lato sensu, com carga horária mínima de 360 horas;
  • Análise da grade curricular e do conteúdo;
  • Avaliação da instituição de ensino;
  • Opinião de ex-alunos.

Ao optar por um curso de pós-graduação, você vai expandir suas habilidades, desenvolver potencial criativo e técnico para atuar em diferentes áreas, conhecer e aprender a usar novas ferramentas e metodologias, além de ampliar sua rede de contatos profissionais.

Gostou desse post sobre os ganhos profissionais que uma especialização em Arquitetura de Interiores traz para graduados em outras áreas? Então aproveite para conhecer os cursos de pós-graduação da Unisul!