As certificações de TI agregam valor à formação acadêmica e ajudam o profissional de desenvolvimento web a se qualificar na área.

O mercado de trabalho para o profissional de Tecnologia da Informação (TI) é muito dinâmico e vasto no Brasil. Cada vez mais as empresas reconhecem a importância da gestão da informação alinhada às boas práticas e aos cuidados com as tecnologias.

Mesmo contando com um cenário promissor e que emprega em torno de 1,3 milhão de profissionais no país, as exigências da área são constantes. Estar preparado é um fator de sucesso e, nesse sentido, as certificações de TI são a principal forma do profissional se manter atualizado e agregar conhecimento ao seu currículo.

Além de trazerem mais valor à formação acadêmica, as certificações de TI são amplamente requisitadas pelas empresas e capazes de alavancar a carreira do profissional, tornando-o mais qualificado para o mercado de trabalho.

Quais são as certificações de TI mais importantes? 

Muitos indicadores de gestão e qualidade internacionais contabilizam as certificações dos profissionais de TI que atuam nas empresas para, assim, garantir a sua classificação. Ou seja, é um ponto muito importante para organizações que ficam atentas às novidades nessa área.

As mais importantes certificações de TI que estão disponíveis atualmente são:

Amazon Web Services (AWS)

A certificação disponível para os profissionais que trabalham com o desenvolvimento de softwares com serviços baseados na nuvem e focados na plataforma AWS é uma ótima forma de estar apto a trabalhar com clientes do mundo inteiro.

A Amazon fornece um treinamento digital onde o usuário determina seu próprio ritmo de aprendizado de forma gratuita. Também oferece uma modalidade presencial do treinamento onde instrutores credenciados da AWS podem ministrar treinamentos individuais ou ir até um local privado.

A plataforma AWS conta com uma série de certificações:

Roteiro de Certificação AWS

Fonte: https://aws.amazon.com/pt/certification/

Certificações Magento

Outras certificações que também são responsáveis por destacar um profissional no mercado de trabalho são as da plataforma de e-commerce Magento.

Ela conta com alguns tipos de certificação, como:

  • Magento Solution Specialist: oferece as ferramentas básicas das duas versões da plataforma, além das funcionalidades e de regras do negócio. Não requer um conhecimento de programação.
  • Magento Front End Developer: esse tipo abrange mais áreas de desenvolvimento, desde Layout até JavaScript e CSS.
  • Magento Certified Developer e Magento Certified Developer Plus: os dois tipos podem ser considerados sequências, uma vez que na primeira é necessário conhecimento prévio de programação e na segunda esses conhecimentos são mais trabalhados.

VMware VCP-Cloud

Essa certificação fornece o conhecimento necessário para instalação, configuração e administração de ambientes na nuvem usando o VMware vCloud Automation Center e os seus componentes com segurança e confiabilidade de dados.

Com essa certificação, o profissional poderá atestar que detém uma sólida base de conhecimentos e habilidades para o gerenciamento de ambientes em nuvem.

Microsoft Certified Solutions Developer (MCSD) 

Importante entre as certificações de TI, a MCSD habilita o profissional a desenvolver aplicações web no ambiente Windows e tem como foco os profissionais que são especializados em análise e projeto de soluções para empresas.

A certificação MCSD é composta pelas seguintes etapas:

  • Programação em HTML5, com CSS3 e JavaScript;
  • Desenvolvimento de aplicações web ASP.NET e MVC4;
  • Desenvolvimento em Windows Azure e Serviços web.

O material preparatório para o exame é disponibilizado pela Microsoft de forma gratuita em seu site.

Oracle Certified Professional Advanced PL/SQL

É uma certificação para profissionais que atuam no desenvolvimento para web focado em banco de dados baseados em SQL ou que seguirão essa área e desejam aumentar os seus conhecimentos e as suas competências.

É uma das melhores certificações de TI para profissionais que possuem uma maior vivência na área de banco de dados, uma vez que o candidato necessita experiência e também algumas certificações anteriores da Oracle.

E não para por aí!

Essas não são todas as certificações de TI disponíveis para os profissionais que atuam nessa área, já que todos os dias empresas e associações desenvolvem novas tecnologias e métodos, fazendo com que a atualização e o estudo sejam constantes.

Gostou deste conteúdo? Que tal conhecer nossos cursos de graduação a distância?