Ter uma ampla visão dos negócios não é fácil, com as novas tendências e tecnologias em prol de uma administração mais eficiente, vieram os reveses de como manter atualizado o plano de gestão.

Uma questão que deve ser motivo de atualizações constantes é a capacidade da organização em se adaptar às mudanças na medida em que elas vão acontecendo no mundo dos negócios.

Quem disse que isso é algo simples? Independentemente da sua profissão ou trabalho, com certeza você precisa estar por dentro das novidades para que o seu conhecimento não fique obsoleto, certo? A mesma situação ocorre com as organizações, muitas forças externas ocasionam mudanças nos rumos das atividades, negócios e ações. Estas são as Megatendências, e é claro que estas forças influenciam diretamente nas perspectivas futuras em termos de economia e gestão.

Avaliando Megatendências de forma estratégica

Uma situação bem recorrente que você já deve ter percebido é que estudiosos e profissionais da área falam que o cenário da economia é afetado por muitos fatores e que eles precisam ser levados em conta para que a empresa possa sobreviver. O que nem sempre é perceptível é que cada um deles possui influências de diferentes índoles nas ações estratégicas e no planejamento empresarial.

Atualmente, as principais forças externas que estão causando mudanças na forma de gerir uma organização são o crescimento populacional das áreas urbanas, o avanço tecnológico, recursos limitados, impacto das mudanças no meio ambiente, como desmatamento e aquecimento global e aumento demográfico mundial. Estas são consideradas Megatendências que impactam diretamente a vida e a sobrevivência das empresas, e em diferentes ocasiões, elas podem determinar a reformulação da estratégia organizacional.

1) Crescimento da população nas áreas urbanas das cidades

A urbanização tem feito que a demanda por trabalho aumente, assim sendo, as empresas têm mais opções quando o assunto é a contratação de pessoal. Este aumento de alternativas de mão de obra seria mais eficiente se houvesse mais especialização, sendo assim, busca-se estimular a capacitação de pessoal dentro e fora das organizações.

2) Avanço tecnológico

Estas mudanças em termos de tecnologia têm influenciado o planejamento empresarial, principalmente pelo uso da automação de processos. Além disso, é comum ver que as empresas estão cada vez mais adeptas à captação de novos funcionários por meio do ambiente online. Provavelmente você já mandou um currículo via e-mail ou preencheu um formulário de solicitação de vaga por nos sites de empresas. Como você pode perceber, a digitalização está tomando conta das empresas, forçando as pessoas a ficarem por dentro das mais novas tecnologias.

3) Recursos limitados

O fato de ser um recurso já indica que a disposição dos insumos que a empresa possui são escassos, e como tal, precisam ser aproveitados. Bem, esta é uma Megatendência que fará você pensar o quão restritos são os recursos para que eles sejam desperdiçados. A maneira como a empresa utiliza estes recursos é fundamental para que ela possa atingir ou não os seus objetivos.

4) Mudanças climáticas e no meio ambiente

As alterações na natureza têm impactado na estratégia das empresas. A preocupação é tanta que é assunto constante nas reuniões entre líderes dos países membros da ONU. Este assunto ocasiona a revisão no mecanismo de produção, incluindo metodologias que permitam uma menor poluição e desbravando tecnologias que substituam aquelas que causam mais complicações ambientais.

5) Aumento da população mundial

Conforme foi falado, a diminuição dos recursos está diretamente ligada ao aumento populacional. Algo que as empresas temem são os conflitos desencadeados pelo aumento da demanda de recursos e escassez dos mesmos, uma vez que, se não houver uma estruturação correta das organizações, muitas necessidades poderão não ser satisfeitas ou pelo menos as soluções poderão ser insuficientes.

Fatores que evitam o alto impacto das Megatendências

Se você conhece as Megatendências, metade do caminho pode estar assegurado, no entanto, ainda falta identificar as melhores formas possíveis de como lidar com essas forças externas no planejamento empresarial. Muitas vezes, uma solução não basta, é preciso contar com um conjunto de ações para que os resultados sejam efetivos.

No que se refere aos focos principais que demandam mais atenção dos gestores, estão manter um bom relacionamento com os stakeholders (parceiros da empresa como bancos, fornecedores, entre outros), buscar o desenvolvimento da cultura empresarial voltada à inovação, estar constantemente revisando o plano estratégico e os objetivos a serem alcançados e potencializar os planos de ação visando mais agilidade de processos.

Tendo em vista todos estes fatores e sabendo alinhá-los com o planejamento empresarial, a organização poderá enfrentar de maneira eficiente as diferentes situações apresentadas pelo ambiente externo.

Esse post foi útil para você? Restou alguma dúvida sobre as Megatendências e os cenários futuros? Participe, deixando um comentário!

“Baixe