Hoje, a relação entre marketing e vendas na era digital tornou-se complementar. Antes, via-se que ambos os setores estavam ligados, dependiam um do outro, entretanto eram separados, cada um na sua. Com os avanços da tecnologia, as áreas estão se interligando, conduzindo o marketing para as vendas e vice-versa.

Não é de hoje que se sabe a importância de criar campanhas publicitárias para vender, não é mesmo? Porém, o que percebemos agora é uma adaptação das tradicionais estratégias de marketing. O objetivo continua o mesmo, vender e converter mais clientes, só que há um novo meio: guiar, educar e informar o cliente de forma natural e menos invasiva para que, assim, ele se interesse pela aquisição do produto/serviço.

Relação entre marketing e vendas na era digital: jornada do cliente

O funil de vendas, ou jornada do cliente, é formado por estágios que servem como um passo a passo para os potenciais clientes se converterem em consumidores da marca. Logo, as campanhas de marketing, principalmente de produção de conteúdo, tendem a conduzir o cliente pelas etapas até que adquira o produto ou serviço.

Percebe-se então que as estratégias de marketing continuam com o objetivo de vender, mas antes procuram conquistar e atrair o público-alvo, a fim de que eles se interessem pelo que você está oferecendo. É atrair ao invés de “empurrar”.

Isso quer dizer que o marketing fornece informações para que o público se identifique ou não. Apenas uma parcela do público-alvo (os leads) vai em frente, sendo conduzida pelo funil de vendas.

Diferença entre vendas ontem e hoje

Essa é a grande diferença entre a relação do marketing e das vendas de hoje e do passado. Antes, os produtos eram empurrados e não havia nenhum tipo de persuasão humanizada, isto é, que se preocupa com as necessidades e desejos dos clientes. Existia uma propaganda de massa e os vendedores não se importavam em conhecer, de fato, o público-alvo. A segmentação e a personalização eram bem menores. Basta pensar em outdoors e cartazes nas ruas ou ainda aqueles anúncios digitais em janelas pop-ups que interrompem a navegação do consumidor.

Nos dias de hoje, tudo isso está mudando. Porque além da equipe e do mercado estarem preparados para atender às necessidades e expectativas dos clientes, eles conquistam a sua confiança primeiramente para então desenvolver uma estratégia de vendas eficiente.

A era digital

Não se pode deixar de notar o quanto a era digital influenciou diretamente essa relação entre marketing e vendas, porque as empresas e as marcas precisaram migrar para esse ambiente virtual a fim de interagir com o público, construir um relacionamento, divulgar e produzir conteúdo para atrair os futuros clientes.

Por isso que a relação está tão intrínseca. Essa nova estratégia de marketing (também chamada de inbound marketing) estuda o comportamento do público, identifica perfis e desenvolve soluções para atrair os consumidores, passando a bola, depois da conquista, para a equipe de vendas. As vendas só podem ser concretizadas se o cliente está preparado para comprar de boa vontade.

A integração entre marketing e vendas na era digital é um dos fatores mais relevantes para se ter sucesso no mercado atual! Qual é a sua opinião sobre inbound marketing? Comente!

download-e-book-marketing-digital-complementa-tradicional