O número de alunos que ingressa em cursos de graduação na modalidade EAD cresce todos os anos e já representa cerca de 17% do total de matrículas no ensino superior. Segundo dados do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), em 2014, a quantidade de matrículas chegou a mais de um milhão.

Mesmo que a modalidade esteja em expansão, muitas pessoas ainda têm dúvidas de como funciona o processo seletivo de uma faculdade a distância. Fique tranquilo, porque, na maioria das vezes, entrar no tão esperado curso EaD é mais simples do que parece. Várias universidades adotam sistemas que facilitam a vida de quem quer fazer a primeira graduação.

É possível fazer faculdade EaD sem vestibular?

Sim, mas a forma de ingresso varia de uma instituição para outra. Algumas ainda aplicam uma prova de conhecimento (o tradicional vestibular, que pode ser presencial ou online) ou utilizam a nota do Enem para selecionar os candidatos.

Outras, como é o caso da Unisul, exigem apenas a apresentação do histórico e certificado de conclusão do ensino médio, sem a necessidade de fazer vestibular. É uma forma simples de entrar no ensino superior.

Essa inscrição consiste no preenchimento de um formulário online e na entrega dos documentos exigidos. Não é necessário ir à unidade e o envio pode ser feito pelos Correios. O aluno define um polo de atendimento mais próximo, para realizar as provas presenciais aplicadas durante o curso. Em seguida, é publicada uma lista de aprovados para fazer a matrícula no curso escolhido. A matrícula é efetivada com a assinatura digital do contrato e o pagamento da primeira mensalidade.

Quais são os custos e prazos para entrar no curso a distância?

A maioria das faculdades cobra taxa de inscrição e/ou de matrícula. Existem instituições que parcelam a matrícula de acordo com o período em que a inscrição foi efetuada. Em outros casos, a universidade pede apenas a assinatura do contrato e pagamento da primeira parcela do curso para efetivar a matrícula. Na UnisulVirtual, por exemplo, a inscrição não tem custos, passando no processo seletivo e pagando a primeira mensalidade, o aluno está matriculado.

As etapas de ingresso funcionam de diferentes formas. Na Unisul, são três períodos por semestre. No primeiro, o aluno tem acesso à grade completa com seis disciplinas e pode fazer o pagamento em seis vezes. Se o início for no segundo período, será possível fazer quatro disciplinas e parcelar em cinco vezes. No terceiro, o estudante faz duas unidades de aprendizagem e paga em quatro parcelas. As matérias que ficam pendentes podem ser realizadas até o final do curso.

A transferência para um curso EaD é viável?

Quem começou uma graduação em outra instituição e quer continuar os estudos na modalidade a distância pode aproveitar as disciplinas já cursadas. Este é outro exemplo de processo seletivo de uma faculdade a distância. É um passo importante para a formação profissional, por isso que EaD é uma ótima opção para quem já está no mercado de trabalho, por exemplo. E o melhor: não é necessário fazer vestibular.

Esses pedidos de transferência são chamados de processos externos. A solicitação é para cursos idênticos ou que tenham semelhança de grade curricular. A coordenação da graduação escolhida faz uma análise das matérias que poderão ser dispensadas.

É possível ainda aproveitar disciplinas de um curso já concluído, quando o interesse for pela segunda graduação. Esse processo é chamado de “reingresso”.

Reconhecimento garantido no mercado

Se você tem resistência a respeito da modalidade EaD, saiba que as opções de cursos de graduação disponíveis vem aumentando. O mercado aceita muito bem o graduado que escolheu uma instituição de credibilidade. Os cursos a distância certificados e regularizados têm a mesma validade e reconhecimento dos presenciais.

É sempre bom lembrar da importância de pesquisar se a instituição de ensino superior que você procura possui autorização do MEC para oferecer cursos a distância.

Ficou mais claro como entrar na faculdade ou concluir um curso que você não finalizou? Que tal conhecer o nosso processo seletivo para EaD?