Embora a primeira coisa que vem à cabeça seja a área de comunicação e publicidade, há muitas outras atividades com oportunidades para formados em marketing.

Boa parte delas está relacionada ao planejamento e à pesquisa de mercado. Confira!

Se você é jovem, muito provavelmente você está com muita vontade de entrar logo no mundo universitário e ingressar de vez em uma fase completamente diferente da vida. E se você está pensando em fazer o curso de marketing, parabéns, porque não faltarão oportunidades para você se dar muito bem na vida profissional.

E isso pode começar já na própria faculdade de marketing, porque há muita teoria, é verdade, mas é na prática que você vai sentindo o gostinho do que o espera lá na frente e começa a fazer seus contatos com o mundo profissional por meio de estágios, projetos e dos próprios professores. Nela você começa a construir o seu networking, que poderá abrir muitas portas para você em empresas de todos os tamanhos.

Por que o curso de marketing é um negócio tão bom?

Quando a gente fala que a área de marketing é imensa, não é à toa. Imagine uma atividade que engloba todos os tipos de vendas do mundo, seja de produtos ou de serviços, e em qualquer tamanho de empreendimento. Porque já vai (muito) longe o tempo em que os “marqueteiros” ficavam trancados nas agências, onde eram procurados pelas gigantes mundiais. Hoje, todo empreendedor que almeje chegar em algum lugar tem pelo menos uma conta discreta de inbound marketing em alguma plataforma – caso contrário é melhor vender picolé na praia, mas mesmo assim ele vai precisar de uma boa estratégia para driblar a concorrência dos outros sorveteiros.

Por isso, é cada vez mais comum as empresas montarem seu próprio departamento de marketing, muitos deles, diga-se de passagem, repletos de estagiários. Olha você aí, sendo indicado por um de seus professores! E é claro que as oportunidades para formados em marketing não ficam restritas às empresas, que, por sinal, também terceirizam os serviços contratando agências de todos os tamanhos – como aquela que você muito provavelmente já está pensando em abrir quando acabar a faculdade de marketing.

Algumas das oportunidades para formados em marketing

É claro que o porte dos recursos e do departamento de marketing vai depender muito do tamanho da empresa, mas de um modo geral há posições bastante interessantes para o profissional da área, principalmente aquele que está começando. Sim, porque apesar de experiência também ter um peso no seu currículo, a criatividade e a capacidade de inovar e de pensar estrategicamente tem tudo a ver com o sangue novo no mercado. A grande questão é criar oportunidades, acompanhar o que os profissionais mais destacados estão fazendo pelo mundo, estar atualizado sobre estratégias e cases premiados, além de buscar inspiração embasada em fatos, estatísticas e informações relevantes para o seu público. Porque estudante de marketing acomodado é que nem qualquer outro profissional em estagnação: não sai do lugar.

Só para você ter uma ideia das oportunidades de marketing dentro de uma empresa, dá uma olhadinha nas principais funções/cargos oferecidos hoje.

1) Comunicação corporativa

Desenvolver ações e material de comunicação para o público interno da empresa, como site, intranet, redes sociais próprias, e também criar eventos de interatividade entre funcionários, parceiros, patrocinadores e clientes. Também presta assessoria para o lançamento de novos produtos e serviços, além de cuidar do branding da empresa.

2) Planejamento estratégico

Coletar, interpretar e analisar dados do mercado para estabelecer estratégias, traçando um plano de marketing.

3) Desenvolvimento de produto

Através da identificação e do reconhecimento das necessidades dos consumidores, desenvolver produtos, serviços e ofertas que levem satisfação ao público-alvo. Também trabalha com a renovação de algum produto já existente, propondo novas soluções que podem ir da fórmula à embalagem ou a forma de entrega.

4) Gerência do produto

É quem planeja as estratégias de vendas desde seu lançamento até a sua chegada no mercado

5) Merchandising

Planeja a inserção do produto nos meios de comunicação e pontos de venda, de forma discreta e intuitiva, quase natural – como aquela cerveja que o personagem bebe na novela ou um anúncio do produto que aparece em uma foto de outra empresa ou matéria de jornal, por exemplo.

6) Pesquisa

Coleta dados sobre o mercado antes do lançamento do produto para que possam ser utilizados na estratégia, avaliando o impacto que o produto ou serviço deverá ter sobre o consumidor.

Viu como as oportunidades para formados em marketing são diversificadas? E essas são apenas algumas delas, porque ainda há uma série de novas funções voltadas para o marketing digital, encarregadas de criar e estreitar o relacionamento com clientes atuais e em potencial, criando mecanismos de fidelização, interação e envolvimento.

Agora você está entendendo porque o mercado oferece tantas oportunidades para formados em marketing? Você não vai querer ficar fora dessa, vai?

Conheça mais sobre o curso de marketing da Unisul e faça uma escolha inteligente. Venha estudar com a gente!

download-e-book-marketing-digital-complementa-tradicional