A odontologia é a segunda carreira mais rentável do Brasil, segundo um levantamento feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) – apenas a Medicina tem ganhos maiores. Isso acontece também porque o país é um grande utilizador destes tipos de serviço. Para se ter uma ideia, no território brasileiro estão concentrados 19% dos dentistas do mundo inteiro.

A concorrência é grande na área, mas especialmente nas regiões fora dos grandes centros e em especialidades como implantodontia, restauração e odontopediatria ainda há muito campo para se atuar. Também há um mercado grande no serviço público – como pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em unidades de saúde básica, e pelo programa Brasil Sorridente.

O dentista deve passar pelo curso de odontologia onde aprende tanto os cuidados relacionados à saúde bucal quanto sobre tratamentos estéticos como acupuntura, utilização de toxina botulínica e correções de gengiva.
Ao longo do curso de Odontologia o estudante desenvolve as habilidades necessárias para o diagnóstico, planejamento e execução de tratamentos odontológicos. Além disso, eles trabalham com a manutenção e prevenção da saúde bucal de todas as idades.

Como é o curso de Odontologia?

Assim como acontece em outros cursos da área da Saúde, no curso de Odontologia são ministradas disciplinas básicas como Anatomia, Patologia, Bioética, Bioquímica e Fisiologia. Esses conteúdos são mais voltados para os primeiros dois anos da graduação.

A partir do segundo ano, os estudantes começam a ter matérias mais profissionalizantes da área, que incluem conteúdos como próteses, cirurgia e traumatologia, periodontia, material dentário, diagnóstico por imagem e restaurações.

Uma parte importante do curso acontece nos laboratórios, inicialmente com bonecos e mais tarde com pacientes em clínicas, nas quais os estudantes colocam em prática as habilidades aprendidas.

Para se graduar no curso de Odontologia é necessário a entrega de um trabalho de conclusão de curso (TCC). A duração média do curso é de cinco anos.

Principais disciplinas do curso de Odontologia

Anatomia Buco-Dento-Facial; Anestesiologia; Atendimento Clínico; Bacteriologia Geral e Infecções Bacterinas e Virais; Bioquímica; Cirurgia Odontológica; Histologia Animal; Materiais Odontológicos; Morfofisiologia Celular; Oclusão Aplicada; Periodontia; Princípios Farmacológicos; Prótese Dentária; Psicologia na Odontologia.