Quem é desenvolvedor front-end sabe que a web está em constante evolução. Por isso, é preciso estar sempre atento às técnicas e ferramentas que surgem no universo do desenvolvimento de interfaces, para desenvolver projetos cada vez melhores.

Mas, assim como qualquer outro profissional, o desenvolvedor front-end pode sentir uma certa falta de tempo, fator que dificulta acompanhar e estudar as incontáveis novas referências publicadas diariamente no mundo virtual.

É por isso que fizemos uma seleção com dez sites e blogs em português e inglês, que são fontes confiáveis e permanentemente atualizadas. Confira quais são eles:

1. Tableless

É um dos maiores sites brasileiros relacionados a front-end. Ele aborda diversos assuntos, incluindo HTML, JavaScript, CSS/SASS, Mobile, UX e Design, tanto para os desenvolvedores iniciantes como para os mais experientes.
ACESSE O TABLELESS >

Desvende a realidade do mercado de IoT (Internet das Coisas)


2. Blog do Maujor

Criado em 2003, o blog do Maujor reúne uma série de matérias e tutoriais principalmente sobre CSS e HTML. Nele, é possível aprender desde os conceitos mais básicos de desenvolvimento até os mais avançados.
ACESSE O BLOG DO MAUJOR >

3. W3C Brasil

Este blog mostra opiniões e questões relacionadas aos padrões web, sobre CSS, HTML, acessibilidade, interoperabilidade, mobile, usabilidade, entre vários outros. Há também discussões sobre leis, como a de acesso à informação.
ACESSE O SITE W3C BRASIL >

4. Pinceladas da Web

É um site que reúne vários assuntos que interessam um desenvolvedor front-end, como HTML, HTML5, SEO, JavaScript e jQuery. Há também notícias sobre eventos e lançamentos de livros relacionados ao desenvolvimento web.
ACESSE O SITE PINCELADAS DA WEB >

5. Treehouse Blog (em inglês)

Este blog contém notícias e uma série de tutoriais sobre web design e codificação que podem ajudar o desenvolvedor front-end a se manter atualizado. Basta assinar seu boletim informativo para receber as notícias em sua caixa de e-mail.
ACESSE O BLOG TREEHOUSE >

6. Imasters

O Imasters é um portal muito famoso no Brasil e uma referência para uma grande quantidade de desenvolvedores. Ele reúne uma comunidade de profissionais que publicam posts sobre os mais diversos assuntos, incluindo front-end.
ACESSE O PORTAL IMASTERS >

7. Loopinfinito

É um blog que contém posts criativos sobre desenvolvimento web. Os textos são muito informativos e são escritos numa linguagem descomplicada, que facilita o entendimento dos assuntos por aqueles desenvolvedores que ainda estão iniciando na área.
ACESSE O BLOG LOOP INFINITO >

8. Zofe Podcasts

O Zofe é um site de podcasts focados no desenvolvimento front-end. Eles são bem criativos e informativos e ajudam o desenvolvedor front-end a entender de forma simples e rápida determinados assuntos.
ACESSE O SITE ZOFE >

9. Linha de código

É um portal bastante conhecido pelos desenvolvedores. Na área de front-end, ele foca no HTML, CSS e JavaScript, mostrando dicas, técnicas e tutoriais com exemplos reais que facilitam a compreensão.
ACESSE O PORTAL LINHA DE CÓDIGO >

10. Smashing Magazine (em inglês)

É uma revista que possui um grande acervo de posts relacionados a web design e desenvolvimento web. O desenvolvedor front-end pode obter informações muito valiosas lendo seus artigos, que são bem detalhados.

É importante lembrarmos que a maioria deles exploram conceitos mais avançados, conhecidos apenas por quem está se formando ou já seu formou numa instituição de ensino superior.
ACESSE O SITE SMASHING MAGAZINE >

É fundamental que o interessado em tornar-se um desenvolvedor front-end faça um curso de sistemas para internet, como o da UnisulVirtual, para compreender conceitos e colocar conhecimentos em prática, construindo um currículo de excelência.

A graduação EaD – Ensino a Distância – permite que os alunos estudem no momento e local que desejarem, facilitando a combinação de outras atividades ou empregos com o estudo!

E você, já acompanha algum desses sites e blogs? Conhece algum outro que deixamos de citar? Compartilhe sua opinião conosco nos comentários!