Uma nova profissão conquista cada vez mais espaço nas empresas. O graduado em Processos Gerenciais, curso da área de Administração, se diferencia dos demais profissionais por conta do perfil empreendedor.

Muitos deles escolhem essa graduação para atuar em um negócio que pretendem abrir ou para qualificar a gestão de empresas familiares.

O tecnólogo em Processos Gerenciais tem como diferencial a visão sistêmica do negócio. Ele aplica conhecimentos das áreas de Administração, marketing, Customer Relationship Management (CRM), e-commerce, Recursos Humanos e gestão de processos – tudo para preparar a organização para enfrentar as mudanças constantes do mercado. O curso tem foco na formação de gestores de empresas, podendo ser ministrado na modalidade Ensino a Distância (EAD).

Vantagens

Por conta de sua estrutura ampla e multidisciplinar, o curso de Processos Gerenciais costuma atrair profissionais de outras áreas. A abordagem baseada nas questões do cotidiano das empresas confere ao curso um sentido de formação prática. Ele serve como complemento, por exemplo, para contadores ou graduados em marketing. O Conselho Federal de Administração (CFA) reconheceu a profissão de tecnólogo em Processos Gerenciais em 2009.

Entre as atribuições do profissional, destacam-se:

  • Analisar e diagnosticar problemas gerenciais;
  • Prestar consultoria na área de gestão;
  • Interpretar e articular dados para apoio a processos decisórios;
  • Definir orçamentos e traçar modelos de controle;
  • Montar e gerenciar equipes de trabalho;
  • Elaborar e implementar planos de negócios.

“Baixe

Mercado de trabalho

As oportunidades de trabalho para o tecnólogo em Processos Gerenciais cresceram rapidamente nos últimos anos. As organizações dependem cada vez mais de profissionais com visão sistêmica e aptos a anteciparem tendências no mercado. Em função da formação multidisciplinar, ele pode desempenhar papéis em vários setores da empresa, atuando como elemento chave.

As consultorias de Recursos Humanos destacam que o profissional especializado em processos gerenciais vem sendo procurado por companhias interessadas em reformular sua atuação, buscando ganhos de produtividade e competitividade. Além disso, ele muitas vezes é contratado por empresas familiares que pararam no tempo e não se adequaram às novas práticas de gestão. Neste caso específico, o profissional atua como consultor. Não raro, ele encontra soluções para colocar fim a disputas sucessórias, evitando até mesmo brigas judiciais.

De forma sintética, o tecnólogo em Processos Gerenciais pode atuar:

  • Na própria empresa, incorporando ao seu negócio técnicas modernas de gestão;
  • Em organizações do terceiro setor, no qual há grande carência de profissionais com esse perfil;
  • Em órgãos públicos (municipais, estaduais e federais), notadamente nas áreas de controle e gestão;
  • Na iniciativa privada, com atuação principalmente nos setores administrativo, contabilidade, financeiro, recursos humanos e marketing.

A carreira na área de processos gerenciais, por ser um campo novo de trabalho, ainda tem imenso potencial de crescimento. Em momentos de crise, esse profissional assume importância crucial no desenvolvimento do planejamento estratégico.

Você conhecia a profissão de tecnólogo em Processos Gerenciais? Sentiu-se atraído por esse campo de trabalho? Quer mais informações? Entre em contato conosco. Deixe aqui o seu comentário.