Uma das disciplinas de destaque é a de Gestão Empreendedora: os alunos aprendem a lidar com temas referentes à criação e manutenção de projetos, receitas e despesas, investimentos e financiamentos, entre outros temas.

O curso de Economia tem o objetivo de formar profissionais que podem atuar em diversas áreas, como em organizações públicas, corretoras, no setor acadêmico, instituições financeiras, negócios em geral e também na área de consultoria.

Por isso, a grade curricular da faculdade de economia a distância busca abordar as mais variadas matérias, visando a estabelecer um curso cuja abrangência atenda às demandas do mercado de trabalho. É claro que as disciplinas podem variar de acordo com cada instituição que oferece o curso, por isso, neste artigo, iremos abordar as matérias oferecidas na graduação a distância (EAD) em Ciências Econômicas da Unisul.

Disciplinas essenciais do curso de Ciências Econômicas

Certos tópicos são básicos para estabelecer o aprendizado a respeito da economia nacional e internacional. Tais temas possuem carga horária maior, já que são de extrema importância.

Macroeconomia e Microeconomia: essas duas disciplinas são os pilares do curso de Ciências Econômicas. A macroeconomia envolve o estudo da economia regional ou nacional, com os conceitos de inflação, moeda, taxa de câmbio, política fiscal e outros temas. Já a microeconomia estuda o comportamento de firmas e indivíduos, analisando também o preço do produto final e de serviços.

Conhecimentos relacionados à História da Economia no Brasil permitem aos estudantes compreender e analisar a economia brasileira, além de dar base para a tomada de decisão de políticas econômicas e posicionamento crítico, comparativo e reflexivo. O conteúdo aborda desde a época do imperialismo até a criação do Real e finalmente temas mais atuais, como a política social.

A Matemática também está presente no curso de Economia, afinal a análise de números e cálculos permite ao economista avaliar dados, investimentos e fazer previsões do mercado. Alguns exemplos de temas estudados são juros, descontos, taxas, empréstimos, correção monetária e fluxo de caixa.

Outro assunto de grande interesse é o Mercado de capitais e bolsa de valores, que permite trabalhar com consultoria para investidores ou atuar em corretoras. Entre os conteúdos, estão investimento em poupança, sistema financeiro nacional, abertura de capital, valores de ações e estratégias do investidor.

Temas de Economia Internacional também são cruciais, ainda mais em um mundo globalizado.  Além de estudar sobre o mercado financeiro internacional, a área abrange operações cambiais e modelo de trocas internacionais.

Disciplinas relacionadas ao empreendedorismo e administração empresarial

Um dos temais mais atuais é o empreendedorismo, visão de negócios que permite ao empresário ser capaz de identificar oportunidades e criar soluções inovadoras. O profissional de Economia deve ter em seu currículo o aprendizado necessário para surpreender o mercado.

Na área de Gestão Empreendedora, os alunos aprendem a lidar com temas referentes à criação e manutenção de projetos, receitas e despesas, investimentos e financiamentos, entre outros temas. A matéria de Jogos Empresariais permite o aprendizado prático por meio de simulados, aprimorando as tomadas de decisões organizacionais.

O grupo de matérias referente à Gestão Orçamentária aborda o orçamento empresarial, balanço patrimonial, orçamento de vendas, relatórios de desempenho, contabilidade e noções de custos e preços. Tais elementos são primordiais na administração financeira de grandes e pequenas empresas.

Conteúdos Teórico-Práticos

Além de estudar as disciplinas da faculdade de Economia a distância, o aluno também pode realizar atividades complementares e, na etapa final, elaborar uma monografia para a conclusão da graduação, da mesma forma que ocorre em um curso presencial.

Faculdade de Economia a distância

A grade curricular completa da faculdade de economia a distância da Unisul pode ser consultada no site da universidade. A página do curso também traz mais informações sobre a formação, como a sua duração, que é de 4 anos.

A graduação a distância permite o aprendizado online, que oferece maior flexibilidade de estudo. A qualidade de ensino é a mesma em relação a cursos presenciais – a diferença está no custo-benefício e na vantagem de assistir as aulas diretamente de casa (ou de qualquer outro lugar), na hora mais conveniente. Quem possui uma vida mais agitada pode estudar tranquilamente por meio da metodologia EaD da UnisulVirtual, que oferece material didático exclusivo para cada disciplina. No ambiente virtual há interação permanente com os professores, tutores e colegas de turma. As provas são realizadas em polos presenciais da universidade, situados em grandes capitais e nas principais cidades do interior.

Agora que você já sabe mais a respeito do conteúdo do curso de Ciências Econômicas e das vantagens das aulas a distância, fica muito mais fácil decidir sobre seu futuro profissional!

Conheça mais sobre o curso EaD de Ciências Econômicas da Unisul.

e-book-economia-negocios-de-impacto-social