Cursos de graduação a distância são regulamentados e avaliados da mesma forma que os presenciais. Uma faculdade a distância em economia também é avaliada pelo Enade, por exemplo.

Estudar a distância facilita muito a rotina de quem trabalha e quer conquistar uma graduação. O curso ajuda a aprender sobre economia das mais variadas formas: conteúdos em vídeo, material de leitura adicional, sites de referência, exercícios online e muito mais.

Uma das maiores vantagens de fazer um curso a distância é construir o próprio conhecimento no seu ritmo, seu horário e seu local. Mas, apesar desses benefícios, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a validade e reconhecimento do curso. Neste post, vamos esclarecer essas e outras questões que podem existir sobre a faculdade a distância em economia.

Por que a oferta decursos online está em expansão?

Com a crescente demanda por educação a distância, as universidades têm investido em cursos oferecidos por meio da Internet. A evolução tecnológica foi fundamental para a disponibilização de cursos com qualidade e interação online.

Além disso, a economia brasileira encontrava-se acelerada até 2008, motivo pelo qual muitas pessoas necessitavam de formação superior para assumir vagas no mercado. O cenário econômico mudou, porém a mentalidade dos brasileiros se transformou. Hoje, mesmo as pessoas empregadas buscam aperfeiçoamento contínuo. Essa é uma das formas de manter o emprego em épocas de crise econômica.

A faculdade a distância em economia é reconhecida pelo MEC?

Sim. Existem hoje cursos livres e sem certificação, cursos reconhecidos semipresenciais e cursos reconhecidos totalmente a distância. Atualmente, o número de cursos completamente a distância equivale a apenas 7% desse total.

O curso EaD da UnisulVirtual existe há 7 anos e tem duração de 4 anos.

Em 2015, O MEC (Ministério da Educação) já havia aprovado 1.840 cursos totalmente a distância (em diversas áreas de conhecimento). Os critérios de aprovação e os regulamentos são os mesmos de cursos presenciais.

Quais são os cursos de economia a distância mais conhecidos?

Ainda existem poucos cursos EaD de Ciências Econômicas. As principais instituições com essa metodologia são Unisul, UFSC, UNIP, UNOPAR, UNICSUL e CEUCLAR FEAD-MG.

Vantagens de uma faculdade a distância em economia:

1) Você estuda no seu ritmo – Você pode levar mais tempo que o período de uma aula para realizar todas as atividades propostas por módulo além de utilizar outras fontes de pesquisa e leitura. Você impõe seu próprio ritmo aos estudos.

2) Estudar de qualquer lugar – Para aqueles que viajam muito a trabalho, moram longe de uma boa universidade ou simplesmente querem otimizar seu tempo disponível.

3) Preço – um curso a distância é mais barato que cursos presenciais, pois a universidade consegue atender mais estudantes sem a necessidade de ocupar um ambiente físico muito grande. Além disso, outras despesas físicas, como aluguel, água, luz e materiais, são menores. Para o estudante, uma série de custos também deixa de ser necessária. O investimento maior passa a ser a dedicação aos estudos!

4) Tecnologia – É possível aprender utilizando técnicas inovadoras, com exercícios que estimulam a mente a se desenvolver e aprender com mais facilidade.

5) Facilidade de comunicação – É fácil interagir com pessoas que estão do outro lado da tela (educadores, orientadores e colegas), facilitando a comunicação.

Ficou interessado em fazer um curso a distância? Compartilhe conosco suas dúvidas e opiniões nos comentários!

e-book-economia-negocios-de-impacto-social