A gestão de projetos fortaleceu-se ao longo do tempo e está em constante evolução. Muitas metodologias, baseadas em melhores práticas vivenciadas, surgem no intuito de otimizar os processos. E a urgência que os projetos requerem acaba por exigir um foco maior em métodos ágeis.

Entretanto, fazer rápido não significa deixar de gerar documentos importantes como planos de projeto ou project model canvas, e sim procurar executar a gestão de forma prática. Assim, o investimento em soluções online para gestão e projetos favorece a integração e comunicação dos envolvidos. Quer conhecer melhor a aplicação de metodologias na gestão online? Nesse artigo selecionamos algumas ferramentas online para gestão de projetos que tornam mais fácil e produtivo realizar esse trabalho.

Metodologias de gestão em sistemas para a Internet

Qual é a essência da gestão online?

Para que o seu empreendimento obtenha maiores chances de sucesso, é preciso que haja planejamento, controle e monitoramento dos resultados de forma confiável, corrigindo, se necessário, eventuais desvios em seu planejamento.

O desafio consiste em fazer uma excelente gestão, de forma fácil e natural, para que as ações sejam incorporadas à rotina diária das pessoas. Para isto, fazer uso de uma ferramenta em que todos possam contribuir de forma online, cuja usabilidade caminhe junto com a necessidade de promover resultados rapidamente, facilitando a comunicação e compartilhamento entre membros da equipe, é fundamental, principalmente sob a ótica da produtividade do desenvolvedor.

Como o desenvolvedor é influenciado?

Disponibilizar uma solução online permite a existência de sinergia nas equipes dos projetos. É possível obter/registrar informações, como tarefas, documentação, pessoas, de qualquer lugar e para qualquer lugar, fortalecendo a colaboração entre os envolvidos.

Que metodologias adotar?

Com a competição acirrada das empresas no mercado, a luta por mais  eficiência e eficácia em suas iniciativas faz com que metodologias de gestão de projetos  sejam selecionadas de acordo com as características do projeto. Muitas são baseadas no guia do PMBOK, que reúne melhores práticas em seu conteúdo, mais indicado para projetos em larga escala de grandes organizações. Outras são aderentes ao Scrum, Canvas, mas, na essência seguem o modelo tradicional.

O Project Model Canvas atualmente está em voga, e muitas  ferramentas de gerenciamento também geram o diagrama do Canvas, simplificando e aperfeiçoando a gestão do projeto.

Os desenvolvedores também são extremamente beneficiados pelas ferramentas à medida em que conseguem esclarecer diversos questionamentos, trocar informações, controlar horas trabalhadas, adicionando sua contribuição para o projeto. Tudo isso repercute diretamente no plano de carreiras.

Tanto as metodologias tradicionais quanto aquelas consideradas inovadoras, baseadas em métodos ágeis, como por exemplo Kanban,  se aplicadas corretamente nas ferramentas online, trazem resultados extremamente positivos. Algumas dessas ferramentas são gratuitas (mas é necessário conhecer as restrições) e estão disponíveis nas versões web e mobile.

Um exemplo de ferramenta é o GitHub para gerenciar projetos de desenvolvimento de aplicativos ou websites. Ela é capaz de criar metas, tarefas e acompanhar as contribuições de cada membro da equipe. O diferencial do GitHub é que tudo gira em torno do código-fonte de sua aplicação.

O importante em qualquer projeto é escolher a metodologia e ferramenta adequada, de acordo com as particularidades de seu projeto, e estar aberto para eventuais adaptações que se façam necessárias.

Ferramentas online para gestão de projetos e tarefas

1) Trello – com uma interface visual super intuitiva baseada em “cartões”, é uma valiosa ferramenta para organizar o trabalho da equipe de maneira menos formal, mas altamente eficiente. Visite a página do Trello

2) Asana – mais sofisticado, foi criado por pessoas da equipe original do Facebook. Permite a criação de times e projetos separados ou integrados, usando o domínio de e-mail da empresa para criar um workspace compartilhado. Listas de tarefas, dashboards e upload de arquivos são recursos nativos. O Asana é gratuito até um certo número de usuários. Visite a página do Asana

3) Glip – tem todos os recursos do Asana, com o diferencial de permitir que os membros da equipe se comuniquem diretamente por mensagens instantâneas no próprio ambiente da ferramenta, eliminando a necessidade de e-mails. Tem ainda o recurso de videoconferência simultânea entre várias pessoas, dispensando o uso do Skype. Este recurso tem uma cota gratuita, com os planos pagos fica liberado. Visite a página do Glip

Que tal uma graduação focada em projetos de sistemas para a Internet?

Quer estudar a fundo a gestão de projetos e suas metodologias aplicadas aos sistemas virtuais?

O curso de sistemas para a Internet da UnisulVirtual possui uma disciplina de gestão de projetos e equipes, com estudos de caso.

A Internet das Coisas já é real. Aprenda como ela funciona baixando o e-book gratuito!” width=