A gerência de qualidade de software é a área responsável por garantir a eficiência dos produtos desenvolvidos. Quem atua nela deve ter algumas competências.

A preocupação com os produtos é uma característica de toda empresa competitiva e sustentável. Para aquelas que trabalham com desenvolvimento, a gerência de qualidade de software é a área que cuida disso.

Se você quer desenvolver softwares e aplicativos com qualidade, esse assunto deve ser tratado em todas as fases do projeto e não apenas no fim. Métodos de gestão e procedimentos padrões podem ser usados para garantir bons resultados.

Ainda não sabe o que faz a gerência de qualidade de software? Quer descobrir como aprender sobre esse assunto? Vem com a gente!

O que é gerência de qualidade de software?

Vamos por partes. Segundo a International Standardization Organization (ISO), qualidade é adequação ao uso e conformidade às exigências.

Partindo desses princípios, a qualidade de software busca garantir que as aplicações desenvolvidas estejam de acordo com as necessidades do cliente e, ao mesmo tempo, atendam padrões e regras do desenvolvimento.

Seguindo o raciocínio, a gerência de qualidade de software é a área que utiliza métodos de gestão para acompanhar o desenvolvimento do produto. Por exemplo, modelos de gerenciamento de projetos, como o Project Management Body of Knowledge (PMBOK), podem ser aplicados também em tecnologia.

Os objetivos desses métodos de gestão quando aplicados à qualidade de software são:

  • Garantir que o software atenda aos requisitos funcionais e de desempenho;
  • Assegurar que os processos de desenvolvimento estejam dentro dos padrões estabelecidos.

Portanto, a gerência de qualidade de software procura evitar falhas como:

  • Erros de código, cálculo ou lógica;
  • Falta de planejamento das etapas de desenvolvimento;
  • Atrasos na entrega do produto;
  • Não prever e controlar riscos;
  • Não pensar na manutenção do produto.

Por que você deveria entender sobre o assunto?

Porque a gestão da qualidade é uma prática indispensável em qualquer corporação. Mas nem sempre é fácil, porque geralmente existe um conflito de interesses entre desejos do cliente, orçamento, normas de desenvolvimento e tempo disponível.

Ter que entregar um projeto em pouco tempo e com custo baixo é um desafio enfrentado por muitos profissionais de tecnologia. No entanto, a qualidade jamais deve ser deixada de lado.

Imagine se a sua empresa desenvolve um software que vai para o mercado com um grande número de erros críticos. Isso não seria nada bom para a imagem dela, não é mesmo?

E se durante o desenvolvimento forem gastas mais horas que o necessário porque os processos não foram supervisionados, medidos e avaliados? Com certeza a empresa sofreria um impacto financeiro considerável.

Você deveria entender sobre o assunto porque um profissional com competências e habilidades em gestão da qualidade pode agregar muito valor a qualquer empresa.

Como aprender sobre gerência de qualidade de software?

Se você quer trabalhar na gerência de qualidade de software ou mesmo com gestão de projetos de uma forma geral, temos uma dica: o curso de especialização em Gerência de Projetos de Tecnologia da Informação da Unisul.

Essa especialização conta com quatro módulos:

  1. Qualidade da Informação;
  2. Gerência em Tecnologia da Informação;
  3. Governança em Tecnologia da Informação;
  4. Metodologia da Produção Científica.

Dentro desses módulos, existem 11 unidades de aprendizagem.

Uma delas é justamente a de Gerência de Qualidade de Software, que tem uma carga de 30 horas. Nela, o aluno aprende sobre normalização, medição e certificação dentro do contexto de gerenciamento da qualidade de software, do produto e do processo.

Há também a apresentação de dois modelos de gestão, o CMMI e o MPS BR. Em uma outra unidade do curso, você aprenderá ainda sobre Project Management Professionals (PMP) e PMBOK.

Ou seja, o curso em Gerência de Projetos de Tecnologia da Informação é ideal para tornar você um especialista em gestão da qualidade! E o melhor de tudo: ele pode ser feito à distância e se encaixa na agenda até mesmo dos profissionais mais ocupados.

Como vimos, a gerência de qualidade de software é uma área importante para as empresas que querem entregar produtos melhores para seus clientes. Ela assegura a performance e a adequação aos padrões estabelecidos.

Um profissional que tem conhecimento em processos de gestão pode assumir a gerência de qualidade de software e fazer a diferença no negócio.