Os cursos superiores são divididos em três grandes áreas: humanas, exatas e biológicas. Cada uma delas abarca dezenas de cursos de graduação e mais uma centena de profissões ao fim do estudo.

Essa divisão leva em consideração o posicionamento e o foco principal de estudo de cada uma destas ciências. As humanas, por exemplo, têm enfoque no ser humano e a sua relação social. Já as exatas são mais voltadas para os métodos e expressões quantitativas, enquanto as ciências biológicas se debruçam sobre a vida.

Diversos fatores podem indicar qual das áreas é mais a sua cara – desde a afinidade com determinadas disciplinas, as suas pretensões para o futuro, a sua personalidade e até testes vocacionais. O importante é tomar uma decisão fundamentada e bem pesquisada.

O que são as ciências exatas?

Este campo do conhecimento faz bastante uso da matemática e de raciocínios lógicos para a solução de problemas e teste de hipóteses. As ciências exatas são responsáveis pelos objetos e soluções tecnológicas que vemos ao nosso redor diariamente. Alguns dos cursos de graduação desta área são: Engenharias, Astronomia, Análise de Sistemas, Ciência da Computação, Matemática, Física, Química etc. As pessoas que buscam as ciências exatas costumam ser criativas, concentradas e inovadoras.

O que são as ciências humanas?

As ciências humanas se voltam para o ser humano e o seu convívio social. É uma área que estuda a cultura, a sociabilidade, as características sociais, o rastro histórico e migratório. Ela utiliza estudos estatísticos e sociais, além de relatos, para compor um entendimento melhor do mundo em que vivemos.

Os cursos de Filosofia, Jornalismo, Letras, Antropologia, Psicologia, Administração, Direito, Psicologia, História e Design, entre outros, fazem parte deste ramo da ciência. Os estudantes que optam por ele são mais comunicativos, ávidos leitores, utilizam o senso crítico na sua tomada de decisões e estão sempre buscando aumentar seu conhecimento.

O que são as ciências biológicas?

As ciências biológicas estudam, em síntese, a vida. Isso desde um tamanho molecular até ecossistemas inteiros. É uma área que se envolve nas questões da saúde e na garantia do funcionamento e interação corretos entre diferentes agentes.

Alguns dos cursos que compõem esta ciência são: Medicina, Medicina Veterinária, Enfermagem, Nutrição, Odontologia e Biologia. Os estudantes destes cursos possuem muita concentração e dedicação, assim como uma afinidade em questões relacionadas à química e ao manejo de animais e pessoas.

Como escolher entre um curso de humanas, exatas ou biológicas?

Para escolher corretamente um curso universitário é interessante levar em conta alguns fatores. Por exemplo: o que você se imagina fazendo daqui a 10 anos? Se imagina em um escritório dedicando-se à resolução de fórmulas e planilhas? Ou se imagina em um ambiente comunicativo e cheio de pessoas? A ideia de trabalhar com a natureza é algo que lhe agrada? A resposta destas perguntas pode ser um bom para delimitador por uma das três grandes áreas.

Também é importante ter em mente as suas pretensões salariais, as atividades e possibilidades de mercado de trabalho. Para um direcionamento ainda mais preciso é possível fazer testes vocacionais, que levam em conta diversos fatores.

Lembre-se sempre de que a escolha deve ser sua e as vontades de familiares e amigos devem ser deixadas de lado por um momento. Afinal, é você que irá estudar e trabalhar diariamente com esses conteúdos.