A área de TI (Tecnologia da Informação), há tempos, já passou da categoria de suporte para um papel de maior destaque na estratégia de uma empresa. A TI, hoje, não só sustenta as estratégias do negócio como também permite criar novas estratégias de atuação empresarial.

Há uma tendência cada vez mais forte de aplicar os processos de TI para viabilizar mecanismos que melhorem os modelos de negócio das companhias e abram mais canais de venda para a economia globalizada, por meio do e-commerce.

O que é Gestão da Tecnologia da Informação

A Gestão da Tecnologia da Informação ou simplesmente Gestão de TI é a administração da infraestrutura de hardware, software, banco de dados, telecomunicações e pessoas, que visa alinhar essa estrutura aos negócios de uma organização. Também atua na segurança de informações. A gestão de TI, diferentemente das outras áreas do espectro tecnológico digital, desenvolve aspectos humanos, administrativos e organizacionais.

A gestão da informação, hoje, é vital para uma empresa. O uso desses recursos proporciona economia, melhora no atendimento ao cliente e melhora no sistema de governança.

Segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, o mercado brasileiro de TI, (somado ao de Telecom e Tecnologia de Comunicação), movimentou R$ 441 bilhões em 2014, (16,9% superior ao ano anterior).

Como a TI viabiliza o comércio eletrônico?

Assim como a TI como um todo, o e-commerce já passou da fase de mero suporte na operação empresarial e hoje tem um papel transformador nos negócios. Esse papel fica ainda mais forte em um momento de reestruturação econômica –  o setor de tecnologia faz toda a diferença na hora de economizar e racionalizar custos em uma companhia. No caso do e-commerce, especificamente, é possível economizar no “front” de vendas, pois a interface eletrônica permite vender sem ter de arcar com custos do ponto de venda físico, por exemplo.

Além disso, os sistemas de e-commerce, gerenciados pela TI, permitem conhecer melhor o consumidor, aproveitar as oportunidades sazonais e empregar campanhas de marketing mais certeiras do que as tradicionais, voltadas a pontos de venda físicos.

Tendências

Cada dia mais percebemos o uso, por parte das organizações, da computação em nuvem. Na área de e-commerce, ela tem uma importância fundamental, pois é capaz de oferecer uma elasticidade na infraestrutura de TI em tempo real, podendo aumentar e diminuir a capacidade de processamento e resposta ao usuário, conforme a demanda. Isso é essencial para a capacidade de vendas em eventos sazonais.

O estudante que se voltar a essa área tem grandes chances de abraçar uma tendência com grande futuro a ser desbravado. Se você quiser saber mais sobre o curso de Gestão da Tecnologia da Informação, clique aqui e entre em contato com a coordenação do curso.

Comece a aprender antes mesmo do curso começar, com os e-books gratuitos sobre gestão de TI do blog Mercado em Foco! São 4 títulos!