Qual a semelhança entre uma criança, um bombeiro, um político e um astronauta? Todos eles precisam de informações para tomar decisões e atingir objetivos.

A criança que ao chorar transmite aos pais o desejo por algo; o bombeiro que durante um salvamento deve saber qual parede deve ser quebrada; o político que recebe dados de toda população e toma suas decisões para melhorar a vida das pessoas; e o astronauta que retira da instrumentação os dados necessários para retornar à Terra são e salvo.

Quando se aplica essa analogia ao mundo dos negócios, pode-se perceber que o uso estratégico da informação também precisa de um processo e, principalmente, de um profissional habilitado para ser realizado de forma que agregue valor para a empresa.

Mas o que a informação tem a ver comigo e com a minha empresa?

Tudo. Uma empresa não é diferente dos casos citados. Não existe gestão sem informação. O valor da informação está atribuído a quão bem você consegue usá-la. Hoje o analista de dados, personificado no profissional de TI, é de vital importância para todos os ramos organizacionais. A obtenção de dados, sua manipulação, a correta utilização e divulgação e também o acompanhamento das decisões são algumas de suas atribuições.

A forma como a informação é transmitida do nível técnico ao nível comercial (e também recebida deste nível) é fundamental. Para ilustrar melhor esses conceitos, convém definir a diferença entre dados e informação. Dados são os fatos e estatísticas na forma crua. Informações são os dados já interpretados e apresentados de uma maneira mais significativa.

Alguns dos motivos pelos quais a informação é tão importante para o sucesso dos negócios:

  • Controle da criação e do crescimento de registros (administração de recursos) – Isso poupa tempo de trabalho e recursos, pois aumenta a eficiência e a produtividade, tornando a informação de fácil acesso e mantendo históricos.
  • Auxílio na gerência de decisões – Decisões, como já mencionado, são baseadas em informações. O gestor que possui mais conhecimento pode tomar uma decisão de forma mais rápida que o concorrente ou de forma mais lenta e elaborada. Em outras palavras, um sistema de informações estratégico e inovador pode ser criado para alavancar as vantagens competitivas.
  • Priorização – Definir o que é mais importante para organização, os objetivos e estratégias da empresa, os benefícios resultantes, os custos envolvidos e a importância técnica do projeto. 
  • Comunicação – Com a possibilidade de interação entre diversos escritórios e consequente troca de dados e informações, é fundamental manter um processo confiável e rápido.
  • Estimativas – Frequentemente é necessário estimar custos, tempo de duração, recursos humanos e o retorno esperado de um projeto. Essas estimativas são baseadas na experiência dos envolvidos, na disponibilidade de informações de projetos anteriores e o no conhecimento do novo produto. Frequentemente softwares realizam esse trabalho, como por exemplo algoritmos de inteligência artificial que realizam aproximações e estimativas. 
  • Pesquisa – Procurar novos usos para ferramentas e buscar novas soluções através de informações adquiridas, inovar. Receber o feedback do cliente para futuras correções.

A área de TI é muito requisitada no uso estratégico da informação. As empresas estão à procura de bons profissionais, que possuam responsabilidade, foco e compromisso.  Essas são as características de um bom estudante e futuro gestor de TI. Saber programar não é necessário, apesar desse conhecimento sempre ser reconhecido. Para essas pessoas há a possibilidade de enfatizar conhecimentos como marketing, gestão estratégica (pessoas e projetos) e liderança.

O desenvolvimento dessas qualidades necessárias para um bom gestor de TI é prioridade no curso de Gestão de TI da Unisul.

Fique atento e aproveite o momento para estudar algo que o mercado de trabalho valoriza. Caso tenha alguma dúvida, deixe um comentário!

Comece a aprender antes mesmo do curso começar, com os e-books gratuitos sobre gestão de TI do blog Mercado em Foco! São 4 títulos!