Brainstorming é um conceito muito praticado em reuniões de negócios, salas de aula e em ambientes que necessitem de novas ideias. Uma pergunta é lançada e todas as pessoas que estão participando da atividade podem e devem dar ideias.

O interessante dessa técnica é que não há certo ou errado, todas as sugestões são bem vindas e podem servir como base para a resolução de um problema. Veja a seguir como aproveitar o poder do brainstorming na gestão.

Como conseguir um maior número de ideias em um brainstorming?

Para otimizar o brainstorming, há alguns itens que devem ser observados e é interessante que haja um ambiente favorável e confortável, tanto no quesito de instalações quanto na receptividade das ideias pelos membros do grupo. A pessoa que propôs e está organizando o evento deve ser bem aceita, com quem os outros não tenham receios em compartilhar ideias. Dessa forma se assegura um resultado melhor.

• Ambiente – Ambientes diferenciados favorecem a criação de ideias, por isso, se for um dia ensolarado, convide as pessoas para irem a um parque ou outro ambiente a céu aberto. Também é possível que essa atividade seja realizada dentro de cafeterias ou restaurantes. Um flipchart ou outros materiais para anotar as ideias que surgirem são indispensáveis e elas devem ficar expostas para que possam ser vistas por todos e melhoradas.
  • Coordenador – Quem organizar o evento de brainstorming deve enviar junto ao convite a ideia do que será discutido. Fazendo isso, as pessoas poderão ler mais sobre o assunto e dar ideias mais criativas e até mais uteis. Quem organiza essa atividade deve receber todas as ideias de maneira positiva e incentivar que todos participem.

Como fazer um brainstorming?

O problema – A primeira coisa que deve ser feita na reunião é iniciar pelo problema. Deve-se expor tudo o que está acontecendo para que as pessoas entendam a necessidade de resolução dessas questões. Se o problema já foi apresentado na hora do convite, ele pode ser mais resumido e a reunião focada em sanar as dúvidas dos participantes.

• Apresentação de ideias – Uma vez apresentado o problema, as pessoas devem ter um tempo para expor as suas ideias. Todos devem ter a oportunidade, mesmo que não queiram falar muito. A ordem pode ser escolhida através da posição que as pessoas estão sentadas ou em um sorteio para ser mais descontraído.
  • Discussão coletiva – Depois de apresentadas as ideias, é hora de tentar chegar a uma conclusão de qual será a que deve ser aplicada. Esse momento pode ser bem acalorado quando houver duas posições opostas presentes na discussão, mas o resultado com certeza será enriquecedor.
  • Inspiração – Em alguma etapa as pessoas podem ficar sem ideias, ou até mesmo cansadas. Prepare um momento de descontração para que as ideias voltem a fluir novamente, como escolher um vídeo de curta duração ou fazer uma dinâmica. Durantes essas atividades, ideias maravilhosas também podem aparecer, o importante é ter papel e caneta na mão para não deixar que as ideias se percam.

Administração de conflito

O coordenador do brainstorming precisa ser alguém que consiga administrar conflitos. Em alguns casos, as discussões ficam tão aquecidas que é necessário a intervenção de alguém tranquilo, que esteja preparado para fazer isso da melhor maneira possível. Se for o caso, o coordenador deve pedir para as pessoas se retirarem e continuar a discussão de forma saudável.

Depois de várias ideias surgirem é hora de escolher uma delas para ser posta em prática. Essa escolha pode ser feita pelos gestores ou pela definição do grupo. Isso dependerá da proposta da empresa.

O poder do brainstorming na gestão é muito útil para gestores que precisam tomar decisões e por algum motivo não conseguem ver muitas opções. Além disso, esse tipo de atividade favorece a participação de mais pessoas, e estas se sentem importante para a resolução do problema.

Essas e outras técnicas são ensinadas no curso de graduação a distância de Processos Gerenciais da Unisul Virtual, e o aluno pode estudar quando e onde quiser.

Gostou do artigo sobre o poder do brainstorming na gestão? Deixe sua opinião nos comentários.

“Baixe