O Agroturismo é uma área de atuação que vem gerando muito interesse em quem estuda o Agronegócio. Você sabia que este é um campo que oferece grandes oportunidades para os futuros profissionais?

Uma das modalidades do Turismo Rural, o Agroturismo é uma forma encontrada pelos agricultores para compartilhar o seu modo de vida no meio rural com turistas do meio urbano.

Nesse convívio os agricultores passam alguns valores importantes sobre o meio ambiente, a ruralidade, os serviços e a cultura tradicional para os visitantes que enxergam nessas fazendas verdadeiros destinos turísticos.

Um pontos que diferencia o Agroturismo de outros modalidades de Turismo Rural é que nele os hóspedes de uma fazenda, por exemplo, executam diversas atividades agrícolas em conjunto com os agricultores, ou seja, não apenas conhecem  toda aquela realidade, mas vivenciam a rotina de verdade.

A importância do Agroturismo no mercado de trabalho

Já falamos sobre alguns aspectos importantes do Agroturismo, mas ainda falta o essencial: a importância que essa modalidade tem no mercado de trabalho.

Essa prática de turismo cresceu muito nos últimos anos, pois cria empregos para profissionais do Agronegócio em áreas que dividem o turismo e a atividade agrícola, estabilizando a economia e ainda oferecendo oportunidades de negócios diretos, como lazer, hospedagem e recreação, que podem ampliar indiretamente o potencial de geração de receita das fazendas. Segundo dados do Ministério do Turismo (2014), o Agroturismo cresce 18% ao ano e já é uma das principais modalidades do Turismo Rural atualmente.

O Agroturismo ainda promove a conservação ambiental junto ao público do turismo. Os benefícios econômicos são animadores, pois podem agregar muito valor à produção de produtos agrícolas e para a adoção de novas atividades comerciais no local.

No Brasil, exemplos bem sucedidos de Agroturismo estão em fazendas centenárias e também em outros ambientes rurais que aprenderam a adaptar outras modalidades de Turismo Rural ao Agroturismo.

Grandes oportunidades esperam por cidades que investem no Agroturismo

Algumas prefeituras do Brasil, como a de Vila Velha, no Espírito Santo, começaram a investir recentemente nas atividades de Agroturismo para impulsionar essa nova fonte de renda que transforma a vida dos produtores locais. Este município, por exemplo, com mais de 400 propriedades rurais, conta com um fenômeno interessante de produtores que começaram a investir no turismo em suas fazendas.

Viu só como o Agrocuturismo é uma ótima forma de gerar mais negócios no ambiente rural?

Nesse sentido, o profissional de agronegócio se diferencia no mercado de trabalho, estando habilitado para exercer uma profissão que alia o conhecimento e os recursos de uma fazenda ao prazer de fazer disso uma forma de espalhar as riquezas do campo para a vida das pessoas que vivem em ambientes urbanos.

E-books gratuitos sobre agronegócio disponíveis para download gratuito!