Você já parou para pensar como o mundo está vivendo uma verdadeira revolução em termos de comunicação após o surgimento da Tecnologia da Informação?

Um dos motivos para isso é a cibercultura, termo que, de acordo com Pierre Levy, é um conjunto de técnicas, práticas, atitudes e modos de pensamento e valores desenvolvidos junto com o crescimento do ciberespaço.

O ciberespaço é um ambiente de comunicação que surgiu da interconexão mundial de computadores. O termo é usado não apenas para se referir à infraestrutura de comunicação, mas também ao universo de informações abrigados e aos seres humanos que pertencem ao sistema.

Ainda de acordo com Levy, a cibercultura expõe o surgimento de um novo mundo, bem diferente das formas culturais passadas. Essa convergência entre TI e telecomunicações tem contribuido para o crescimento de uma sociedade informacional, com novos hábitos e necessidades. A sociedade contemporânea tem se tornado cada vez mais dependente desses novos meios de comunicação para executar suas tarefas diárias. É notável em qualquer empresa a dependência da TI e, muitas vezes, a diferenciação do mercado pelo uso da Tecnologia da Informação.

Nas últimas décadas, essas transformações em direção à sociedade da informação foram criando uma necessidade cada vez maior de profissionais da área que entendessem as carências e demandas das empresas. A TI está em estágio avançado nos países industrializados e é tendência dominante mesmo nas economias menos industrializadas. A Tecnologia da Informação e da Comunicação é a responsável por um cenário em que a informação e a comunicação são flexíveis e tornam novas formas de interação possíveis.

Tudo isto tornou o estudo da TI um importante instrumento para a sociedade em constante transformação. Um profissional da área precisa estudar o comportamento dos usuários para entendê-los. Um gestor de TI deve entender que as necessidades e anseios da sociedade são os maiores combustíveis para a inovação na área tecnológica e também a razão para a TI existir.

O profissional da área que pretende se destacar e trazer inovação para as empresas deve estudar esse movimento e tentar trazer esse conhecimento para dentro das organizações.

Entendeu por que um profissional de TI deveria entender e estudar o conceito de cibercultura? Se ficou com alguma dúvida, deixe sua pergunta na área de comentários!

Comece a aprender antes mesmo do curso começar, com os e-books gratuitos sobre gestão de TI do blog Mercado em Foco! São 4 títulos!