A graduação por meio de um curso online de logística adequa-se ao ritmo das oportunidades de crescimento profissional que a área oferece. Profissionais que iniciam em cargos como conferente de armazém, por exemplo, têm a chance de alcançar posições superiores e receber salários consideravelmente melhores por meio da qualificação.

A procura por uma formação específica é o primeiro passo para conduzir o profissional ao sucesso. Escolher o curso errado ou a metodologia inadequada ao estilo de vida resulta em grandes prejuízos e insatisfações. Um estudante que enfrenta dificuldades de deslocamento até uma instituição de ensino ou que não possa estudar em horários convencionais não conseguirá aproveitar plenamente o curso e acabará desistindo.

Quem está no mercado com empreendimento próprio, por exemplo, com um pequeno e-commerce, também se beneficia, pois um negócio online em qualquer escala demanda muita atenção em sua logística para não desapontar os clientes.

Características e responsabilidades de um profissional de logística

Quem trabalha com logística precisa, antes de mais nada, ser o tipo de pessoa que nunca se satisfaz com pouco e sempre procura conhecimento e soluções simples para problemas complexos. Entre as especialidades exigidas estão:

• saber como negociar a compra de insumos ou produtos;
  • conhecer técnicas e processos de armazenagem;
  • gerenciar a distribuição e o transporte;
  • e planejar e coordenar o fluxo de peças, matérias-primas e produtos.

Um profissional completo, que tenha como foco trabalhar em empresas de grande e médio portes, deve compreender e saber operar sistemas de gestão, tais como WMS (Warehouse Management System, Sistema de Gerenciamento de Armazém) ou ERP (Enterprise Resource Planning, Planejamento de Recursos Corporativos), com uma visão estratégica e sistêmica.

O que vou estudar em curso online de logística?

Para dominar as ferramentas e os processos, você precisará estudar um currículo eclético e de acordo com a realidade da profissão, acompanhando sempre suas exigências. A graduação do tipo tecnológo tem a vantagem de ser mais prática e focada no que o mercado de trabalho realmente exige. Além disso, a duração é menor (apenas dois anos).

A grade curricular de um curso online de logística inclui matérias de ciências exatas e com foco na tecnologia aplicada à gestão, como:

• Estrutura e Processos Organizacionais;
  • Matemática Financeira;
  • Operadores Logísticos;
  • Probabilidade e Estatística;
  • Sistemas Integrados de Gestão;
  • Teoria das Organizações.

Isso pressupõe que você tenha intimidade e disposição para estudar a fundo esse tipo de conhecimento.

Outras matérias importantes que não faltam em uma graduação online de logística são aquelas focadas na gestão de diversos assuntos:

• Cadeia de Suprimentos;
  • Distribuição, Estoques e Movimentação de Materiais;
  • Logística Reversa;
  • Produção Logística;
  • Projetos e Logística internacional.

Reconhecimento do curso

Para todo estudante, sempre é importante constatar se a instituição de ensino é reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação), principalmente quando se trata de uma faculdade a distância. Uma vez que essa informação é confirmada, não há necessidade de se preocupar com a validade do diploma, pois ele terá o mesmo peso que o de um curso presencial.

Para ter sucesso estudando na modalidade EaD (Educação a Distância) a atitude em relação aos estudos é ainda mais importante que em um curso ministrado em sala de aula. Sempre haverá um professor disponível para tirar dúvidas, a socialização com colegas ocorre no ambiente de aprendizagem online, porém as exigências pela realização de atividades e trabalhos, além das provas presenciais, são as mesmas de um curso convencional.

Outros benefícios de um curso online são: estudar no horário que o aluno achar mais confortável ou conveniente; economizar tempo e dinheiro com trânsito; desenvolver a curiosidade e a proatividade na busca por conhecimento.

Quer conhecer mais sobre a graduação do tecnólogo em logística? Visite a página do curso oferecido pela Unisul.

e-book-logistica-sustentavel-consumo-consciente