Quando se está inserido na carreira de marketing digital, há algumas ferramentas de uso diário que é preciso conhecer e dominar.Em sua maioria, elas funcionam online, diretamente pelo navegador, aumentando a produtividade e potencializando o sucesso da marca ou da empresa.

Entre as tecnologias que facilitam o dia a dia desse profissional estão as plataformas de conteúdo, aplicativos gráficos e softwares de business inteligence.

Este é o objetivo do post de hoje: apresentar a você algumas das ferramentas para profissionais de marketing digital mais atuais e utilizadas no momento.

Ferramentas para profissionais de marketing digital

O primeiro ponto que será discutido em relação às ferramentas é a mobilidade. Os aplicativos e softwares nos permitem quebrar barreiras de comunicação, permitindo o acesso a dados de qualquer lugar e oferecendo segurança, por armazenar informações na nuvem – tudo isso minimiza tempo, custos e riscos. Além disso, esses mesmos recursos são capazes de nos ajudar na organização da atividades profissionais.

Conheça algumas ferramentas que agregam praticidade e qualidade ao trabalho dos profissionais de marketing digital:

1) Dropbox

O aplicativo conta com uma tecnologia muito disseminada atualmente: o armazenamento em nuvem (cloud computing). Com o Dropbox, você consegue guardar notas, vídeos e fotos, compartilhando arquivos com outras pessoas, editando trabalhos e acessando todos os seus dados, basta ter uma conexão com a internet.

O Dropbox permite que você guarde seus arquivos na rede em vez de armazená-los em dispositivos, como o seu notebook. Assim, você pode acessá-los de qualquer dispositivo, bastando inserir login e senha. Muito mais seguro!

2) Google Drive e Evernote

Com a mesma premissa do Dropbox, esses serviços oferecem armazenamento em nuvem, com algumas particularidades. O Google Drive permite criar, editar e salvar documentos em diferentes formatos, além de armazenar imagens e arquivos em geral. Uma função bastante útil é a possibilidade de várias pessoas editarem e comentarem um arquivo ao mesmo tempo, facilitando o trabalho em equipe de forma remota, sem precisar baixar o arquivo e ficar salvando versões.

O Evernote é mais direcionado para a criação de notas, lembretes, listas e informações úteis. É indicado para a organização das tarefas diárias do profissional.

3) Skype

Aplicativos e programas de comunicação, como o Skype e até o próprio WhatsApp, permitem que o profissional consiga falar com qualquer pessoa e ainda realizar reuniões e conferências a partir do escritório, diminuindo o custo com viagens e estadias. Na surgiram no mercado alternativas como o Glip, que reúne características do Evernote, do Dropbox e do WhatsApp com o recurso de chamada por vídeo do Skype. Vale conferir!

4) Google Analytics

O profissional de marketing também precisa conhecer e saber utilizar o Google Analytics que, além de ser gratuito, permite que você analise a performance das suas campanhas online. Com os filtros personalizáveis você fica sabendo sobre as taxas de conversão do site, taxa de rejeição, frequência dos visitantes, retorno e até aquisição de novos clientes.

5) CRMs

O Customer Relationship Management (CRM) é uma ferramenta que serve para ajudá-lo a criar um relacionamento duradouro e de qualidade com os seus clientes. O CRM engloba desde um suporte especializado até a criação de campanhas de marketing segmentadas, ajudando a definir qual será a estratégia para a conversão de leads.

6) Alexa

Alexa é um software bastante conhecido que ajuda você a monitorar o tráfego nos sites concorrentes. Isso ajuda a descobrir quais são as estratégias utilizadas, como funciona a interação com o público etc. Dessa forma, você pode criar um planejamento em cima dos resultados e dados obtidos.

7) MailChimp

Uma das estratégias de mais popularidade do marketing digital é o e-mail marketing, que permite que você tenha mais contato com o público e ajuda a segmentar melhor suas campanhas. O MailChimp é um programa que ajuda a criar uma automação para o envio de mensagens segmentadas por audiência. Assim, você pode automatizar os envios de forma personalizada, como mensagens de datas comemorativas, ofertas, promoções etc.

8) RD Station

Cresce a cada dia o uso de soluções que permitam o desenvolvimento completo de uma estratégia online, incluindo a criação de landing pages e a gestão dos leads gerados por essas páginas de captura. O RD Station segue uma estrutura conceitual de atrair, converter, relacionar e analisar, operando como uma plataforma de geração de novos clientes, incluindo recursos de campanhas de e-mail, templates, formulários e fluxos de automação de marketing. Conhecer e saber utilizar os recursos de uma plataforma como essa em breve será requisito básico para a contratação de um profissional de marketing digital.

Agora que você sabe um pouco mais sobre ferramentas para profissionais de marketing digital que podem ajudá-lo na sua carreira de marketing, que tal colocar a mão na massa? Compartilhe conosco quais são suas ferramentas favoritas!

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