Quem acompanha notícias sobre meio ambiente já percebeu que o tema vem ganhando força com o passar dos anos. O desmatamento ficou mais intenso, destruindo grandes áreas florestas, que levam consigo os mananciais, prejudicando o abastecimento de água, a principal fonte de vida humana.

Esta escalada de destruição também prejudicou os animais, que possuem seu habitat entre as belas e grandes florestas que predominavam em quase todo o país, e que hoje já estão ameaçadas em diversas regiões.

Com este cenário foram elaborados e criados cursos superiores de Gestão Ambiental, nos quais os alunos destinam seu tempo a estudos e desenvolvimento de projetos para a área ambiental,  sendo treinados para a condução de empreendimentos em outras áreas de produção.

Visando proteger o meio ambiente, os gestores ambientais elaboram, acompanham e seguem à risca todas as normas estabelecidas e que geram um bem comum: o cuidado com a vida. Cabe a eles elaborar licenças, acompanhar execução de obras e tudo que esteja ligado à utilização responsável do meio ambiente.

O que é Gestão Ambiental?

É a forma pela qual a empresa se organiza, se mobiliza, interna ou externamente, para alcançar a qualidade ambiental desejada e necessária para o cumprimento das normas de preservação. Em seu sistema, a estrutura organizacional, as atividades de planejamento e todas as práticas e processos se voltam para analisar e manter uma política ambiental adequada.

O Planejamento de Sistemas de Gestão Ambiental é a forma, ou melhor, a concepção das atividades provenientes que permitirá ao gestor alcançar uma meta já traçada com cuidado, seguindo um plano de ação.

E Licenciamento Ambiental?

O Licenciamento Ambiental é um procedimento administrativo, realizado por órgãos ambientais do poder público a fim de licenciar a instalação, ampliação ou operação de empreendimentos que lançam mão de recursos naturais, ou que sejam potencialmente polidores que possam causar, mesmo que em pequena escala, degradação ambiental.

No Brasil a responsabilidade pelo Licenciamento Ambiental está distribuída nas três esferas de governo, que são responsáveis por legislar, licenciar, fiscalizar e executar a Política Nacional de Meio Ambiente em sua área de atuação, dentro dos limites previstos em lei. As atividades envolvem a regulamentação de atividades para a proteção do meio ambiente, incentivando as empresas e empreendimentos, tanto no setor privado quanto no setor público, a seguir as normas e procedimentos ambientais adequados ao desenvolvimento sustentável.

No mercado, aumentou a exigência para que as empresas invistam cada vez mais no meio ambiente, tornando isso um diferencial na sua gestão. Com isso, cabe ao gestor ambiental, acompanhar o que realmente está dando certo e fiscalizar se as atividades estão dentro das leis estabelecidas.

E você, tem interesse nos assuntos que cercam o meio ambiente? Conheça o curso de graduação a distância em Gestão Ambiental da UnisulVirtual e prepare-se para o mercado de trabalho.

Comece a aprender antes mesmo do curso começar, com os e-books gratuitos sobre gestão Ambiental do blog Mercado em Foco!