Embora seja vista como um processo burocrático, a gestão de mudanças otimiza as ações do setor de TI com economia de recursos.

No mundo contemporâneo, as transformações nas empresas são cada vez mais frequentes. Os objetivos de modificar os processos são otimizar as estratégias e manter a competitividade do negócio. Por isso, a gestão de mudanças é essencial para empresas que querem acompanhar o progresso.

A área Tecnologia da Informação (TI) é a mais atingida pelos impactos dessas modificações. Afinal, a própria tecnologia está em constante transformação. Assim, seus profissionais devem ser adaptáveis para atender às demandas das empresas.

Nesse post, abordamos a importância da gestão de mudanças e mostramos por que os profissionais de TI devem estudar o assunto. Acompanhe!

O que é a gestão de mudanças em TI?

A gestão de mudanças é o processo que prepara a equipe para lidar com as transformações que possam ocorrer. Afinal, sempre que uma tecnologia fica obsoleta ou surgem soluções mais eficazes, é essencial que a empresa modernize seus processos. Isso inclui desde modificações pontuais em softwares até mudanças de direcionamento estratégico.

O importante é que tanto o profissional de TI quanto a equipe estejam preparados para atender às demandas da empresa. E isso deve ser feito da forma mais eficiente, com o menor impacto possível e sem desperdício de recursos.

O problema é que, muitas vezes, essas mudanças são feitas sem qualquer planejamento, mapeamento ou testes. Consequentemente, surgem novas falhas que precisam ser corrigidas.

Sem a gestão de mudanças, os profissionais de TI passam a trabalhar apenas para resolver problemas. Dessa forma, gastam muito mais tempo que o necessário. Sem contar que isso pode causar grandes prejuízos para o negócio.

Já com a implantação da gestão de mudanças, adaptações e melhorias permanecem constantes, mas de forma planejada e natural. Assim, o tempo dos profissionais é aproveitado de modo mais eficaz, ao passo que a empresa obtém melhores resultados.

Como implementar?

A implementação da gestão de mudanças no setor de TI pode variar em cada empresa. Tudo depende da cultura organizacional e das estratégias do negócio.

No entanto, todo processo de gestão de mudanças seguirá uma mesma estrutura, que contempla três etapas essenciais:

  1. Priorização: trata-se de definir quais mudanças devem ser priorizadas. Isso é importante para que a equipe saiba onde deve empregar esforços primeiro e o que pode esperar. As prioridades podem ser definidas pela própria direção da empresa ou pelo setor TI.
  2. Planejamento: essa etapa é fundamental para a organização das ações. É aí que será montado um cronograma de trabalho, com todas as etapas da mudança. É importante prever os impactos do processo e o tempo de possíveis correções que possam surgir.
  3. Testes: são essenciais para o bom funcionamento das mudanças. Eles asseguram que as modificações sejam implementadas em sua versão final, sem atrapalhar os processos da empresa.

Além de seguir essas etapas, é importante que todas elas sejam documentadas. Dessa forma, a equipe economiza tempo com ações parecidas no futuro, porque já tem um conhecimento prévio para solucionar problemas.

Por que estudar?

Embora a gestão de mudanças seja um processo comprovadamente eficiente, ela é, muitas vezes, considerada burocrática pelos profissionais. Isso porque, na correria do dia a dia, é difícil perceber que planejamento pode otimizar o trabalho da equipe de TI.

Assim, o profissional que estuda gestão de mudanças se destaca ao apontar soluções eficazes para a empresa. Seu diferencial é a capacidade de otimizar os processos, gerando o menor impacto para o negócio.

Além disso, o estudo da gestão de mudanças pelos profissionais de TI provoca uma mudança de cultura no setor. Logo, o método deixa de ser considerado burocrático e passa a ser visto como a forma mais inteligente de realizar as transformações necessárias.

Sem contar que o profissional que se preocupa em aprender mais sobre o assunto pode, enfim, ocupar posições de liderança. Afinal, o setor de TI precisa de bons gestores, capazes de implementar processos eficientes. Estudar gestão de mudanças pode ser o caminho para se destacar na profissão!

Se você gostou desse post, acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro das novidades! Estamos no Facebook, no Instagram, no Twitter, no YouTube e no LinkedIn.