Conheça as principais diferenças entre publicidade e propaganda ou marketing e descubra qual delas mais combina com você.

Quando o assunto é publicidade e propaganda ou marketing, muitas pessoas acham que se trata da mesma coisa. Apesar das duas áreas trabalharem lado a lado diversas vezes, há diferenças entre elas. Por isso, é fundamental entender quais são elas antes de escolher qual carreira seguir.

Continue lendo o nosso post e entenda melhor cada profissão: quais são as atribuições de cada área e onde os profissionais podem atuar.

O que faz o profissional de publicidade e propaganda?

Publicidade e propaganda nada mais é que a área responsável por usar estrategicamente diferentes técnicas de comunicação para divulgação de marcas, produtos, serviços e até mesmo ideias. Isso quer dizer que o publicitário é aquele quem cria, planeja e coloca em prática as campanhas publicitárias veiculadas na TV, no rádio, em jornais e nas mídias sociais.

Mas, afinal, qual o objetivo das chamadas campanhas publicitárias? Na grande maioria das vezes, elas incentivam algum tipo de atitude ou, mais comumente, o consumo de um produto ou serviço. Para isso, a publicidade cria conceitos e opiniões em torno do que pretender vender, pensando sempre no perfil de consumidor que quer atingir.

Portanto, além de ter uma grande criatividade, o profissional da área precisa ser bom de escrita para criar textos impactantes e dominar algumas ferramentas de recursos visuais.

É claro que a criação não é a única atividade da publicidade e propaganda e as agências não são a única opção de local de trabalho. Muitos profissionais também acabam se tornando responsáveis pelo atendimento aos clientes – e, para eles, nada melhor que conversar com alguém que realmente entenda do assunto.

Também é possível encontrar vagas de trabalho em organizações privadas, no setor público, em ONGs e associações, entre outras.

Então, o que faz o marketing?

Para boa parte das pessoas, marketing é um termo genérico usado para falar sobre tudo aquilo ligado à comunicação e às mídias. Apesar do marketing ser um grande aliado da publicidade e propaganda, ambos possuem objetivos diferentes. Isso porque o marketing está diretamente ligado aos objetivos comerciais e, portanto, às estratégias de negócios das organizações.

O marketing é a área responsável por, por exemplo, fazer pesquisas de mercado para conhecer o perfil e os hábitos de consumo do público que a empresa deseja atingir. Essas pesquisas buscam descobrir quais são as necessidades dos consumidores e como os produtos ou serviços podem atendê-las.

Além disso, o marketing pode mensurar os resultados dos investimentos em ações de publicidade e propaganda, analisando o quanto elas impactaram as vendas de produtos e serviços, bem como a atração de novos clientes.

Publicidade e propaganda ou marketing: qual tem mais a ver com você?

Em primeiro lugar, não se desespere. É mais que normal ficar em dúvida entre essas duas áreas. Afinal, apesar de serem diferentes, elas acabam trabalhando de maneira integrada, pois dependem diretamente uma da outra. Tanto que, em diversas empresas, é bem frequente que os profissionais trabalhem em conjunto dentro de um mesmo departamento.

Agora, você deve estar se perguntando qual das duas, publicidade e propaganda ou marketing, tem mais a ver com você. Infelizmente, não existe uma resposta pronta para essa pergunta. Mas é claro que, com base em tudo o que já falamos, você pode começar a ter uma ideia de em qual delas você melhor se encaixa.

Enquanto a publicidade e propaganda costuma atrair aqueles com um perfil mais criativo e dinâmico, o marketing chama mais atenção das pessoas com um potencial analítico.

Em relação ao mercado de trabalho, há inúmeras possibilidades de atuação profissional para as duas áreas. Tanto que você descobrirá que é bastante possível transitar entre elas!

O mercado é amplo e você pode encontrar vagas de trabalho não apenas em agências de publicidade ou de comunicação, mas também em empresas privadas, no setor público e em organizações não governamentais.

Uma dica valiosa é conversar com pessoas que já trabalham com publicidade e propaganda ou marketing para saber um pouco mais como é o dia a dia da profissão e quais são as oportunidades de trabalho mais atraentes para você.

Esse post ajudou a responder suas perguntas?

Que tal conhecer o nosso curso de graduação a distância em Marketing?