O curso de graduação de Serviços Penais envolve, em seu currículo, as especificidades necessárias para que um profissional atue com eficácia em todas as áreas que envolvam a segurança do país.

O curso de graduação na área de Serviços Penais envolve, em seu currículo, as especificidades necessárias para que um profissional atue com eficácia em todas as áreas que envolvam a segurança do país. O profissional deve ter um perfil de preocupação com questões como a cidadania, os direitos humanos, os índices de violência do país, bem como a segurança do meio ambiente.

Modalidades de curso

A modalidade de curso de graduação em Serviços Penais existente é a de Tecnólogo. O curso é oferecido por universidades em diversos estados do país, mas o único que pode ser cursado a distância é ministrado pela Unisul Virtual, com duração de dois anos.

Dentre os assuntos que o curso abrange, estão os de Segurança Pública, Direito Penal, Justiça Criminal e Sistema Penitenciário. A grade curricular do curso EaD da Unisul baseia-se sobretudo nas áreas de Ciências Sociais e Humanas, com disciplinas como:

• Sistema de Justiça Criminal e Sistema Penitenciário Brasileiro;
  • Tópicos de Direito Criminal;
  • Atividades Ocupacionais e Reintegração Social;
  • Ciência Criminal;
  • Direito da Criança e do Adolescente, Idosos, Grupos Vulneráveis e Minorias Étnicas, dentre outras.

Além das disciplinas estruturantes, o curso conta também com matérias complementares, como, por exemplo Língua Portuguesa e Redação Oficial e Tecnologias Aplicadas à Segurança Pública.

O curso de tecnólogo é ideal para pessoas que já atuam na área de Segurança Pública, porém não possuem graduação ou desejam ter uma segunda formação.

É indicado para profissionais que desejam ou atuam na Polícia Federal, estadual, guardas municipais e corpo de bombeiros. Quem trabalha com segurança privada também se beneficia com essa graduação, bem como:

• administradores municipais estaduais e federais;
  • Policiais Civis, Militares e Rodoviários Federais;
  • Agentes de Trânsito e pessoas que prestam consultoria especializada para empresas privadas e estatais na área de segurança pública;
  • órgãos de Segurança Pública federal, estadual ou municipal ou na Defesa Civil.

Entre as vantagens de se fazer um curso EaD na área de Serviços Penais, destacam-se:

1) Acessibilidade de tempo e espaço

Um curso a distância pode ser feito em qualquer horário e local, basta apenas ter acesso à internet. Isso representa uma grande comodidade, uma vez que o aluno pode decidir em qual horário vai estudar, e onde.

2) A redução do investimento

O investimento que você fará em um curso de Serviços Penais a distância será menor do que um curso presencial, mas terá a mesma qualidade.

3) O curso respeita o ritmo de estudo do aluno

Os conteúdos de cursos EaD podem ser acessados quantas vezes o aluno achar necessário, portanto, a assimilação do conteúdo torna-se maior.

4) O curso é sempre atualizado

Os cursos a distância da Unisul são sempre atualizados, bem como seus materiais pedagógicos. Devido a isso, os alunos contam com materiais e aulas condizentes com as últimas novidades.

Após a conclusão do curso de Serviços Penais a distância, você poderá optar por fazer um curso de pós-graduação relacionado à área, a fim de ser um profissional ainda mais qualificado no mercado de trabalho. A Unisul oferece o curso de pós-graduação de Gestão Integrada da Segurança Pública, também na modalidade EaD.

Quer saber mais informações sobre cursos na área de Serviços Penais? Confira aqui.

Conheça as oportunidades da carreira em serviços penais baixando este e-book gratuito!