Saiba mais sobre os cargos e salários dos profissionais de marketing e fique por dentro da profissão e do mercado de trabalho.

O marketing é uma área bastante ampla e cheia de diferentes oportunidades de atuação. Isso porque as atividades envolvem desde pesquisas de mercado para traçar perfis de consumidores até a parte mais estratégica de posicionamento de uma marca.

O resultado disso é que os cargos e salários dos profissionais de marketing podem ser diferentes. Além disso, por estar diretamente ligado às estratégias das empresas, o marketing é cada vez mais necessário para gerar bons resultados.

Por isso, apesar de ser uma área concorrida, o marketing cresce bastante, exigindo profissionais cada vez mais qualificados.

Antes de decidir entrar de vez na área, nada melhor que saber um pouquinho mais sobre os cargos e salários dos profissionais de marketing, não é mesmo?

Cargos e salários dos profissionais de marketing

O Guia Salarial 2018 da consultoria Robert Half traz para a gente informações sobre a média salarial de profissionais de marketing em pequenas, médias e grandes empresas no ano anterior, de acordo com o cargo dentro da organização:

Diretor de Marketing

O diretor de marketing é a pessoa responsável por criar todo o planejamento estratégico para que a empresa tenha sucesso no mercado em que atua, seja em relação ao negócio em si ou aos produtos e serviços prestados. Para isso, o profissional precisa ter um perfil bastante analítico, ser capaz de ter uma visão ampla do mercado e analisar o desempenho das ações de marketing.

  • Pequena/média: R$ 20,1 mil a R$ 30 mil
  • Grande: R$ 22,1 mil a R$ 45 mil

Gerente de Marketing

Entre as principais atividades de um gerente de marketing estão a elaboração de pesquisas de mercado e de estratégias que contribuam para a venda de produtos e serviços da empresa. Isso quer dizer que esse profissional precisa conhecer muito bem o seu público-alvo para desenvolver campanhas que tragam resultados realmente efetivos.

  • Pequena/média: R$ 8,1 mil a R$ 20 mil
  • Grande: R$ 9,6 mil a R$ 25 mil

Gerente de Trade Marketing

Um gerente de trade marketing nada mais é que a pessoa responsável por criar estratégias e ações direcionadas ao consumidor final dos produtos e serviços de uma empresa. É ele também quem planeja como será a negociação com varejistas e de que maneira uma marca deve ser comercializada.

Muitas vezes, a definição de materiais de divulgação de marca e brindes fica a cargo do gerente de trade marketing. É um posto de trabalho que também pode oferecer um bom salário, tendo em vista os cargos e salários dos profissionais de marketing.

  • Pequena/média: R$ 10 mil a R$ 16 mil
  • Grande: R$ 12 mil a R$ 20 mil

Analista de Inteligência de Mercado

Apesar de menos conhecido, o cargo de analista de inteligência de mercado é cada vez mais importante para as organizações. Esse profissional observa o mercado constantemente para encontrar novas oportunidades para a empresa e, ao mesmo tempo, prever tendências de consumo e comportamento.

A grande colaboração desse profissional para um negócio é conseguir estar um passo a frente, em vez de apenas reagir às demandas do mercado.

  • Pequena/média: R$ 5,5 mil a R$ 7,5 mil
  • Grande: R$ 5,6 mil a R$ 9 mil

Gerente de Produto

O gerente de produto é o profissional da área responsável pelo contato direto com o cliente para entender, de fato, quais são as suas necessidades. Ele também planeja o ciclo de produtos com base no plano estratégico e financeiro da empresa.

Além de habilidades técnicas de marketing, um gerente de produto precisa ter uma ótima comunicação verbal para ter um bom relacionamento com seus clientes.

  • Pequena/média: R$ 7,6 mil a R$ 15 mil
  • Grande: R$ 8 mil a R$ 20 mil

Coordenador de Marketing Digital

Como o próprio nome sugere, esse profissional coordena os planos e as ações de marketing digital de uma empresa com o objetivo de fortalecer a marca, atrair clientes potenciais e aumentar as vendas.

Entre outras habilidades, um bom coordenador de marketing digital precisa entender muito bem de estratégias de SEO e também de mensuração de resultados digitais.

  • Pequena/média: R$ 5,1 mil a R$ 8,5 mil
  • Grande: R$ 6 mil a R$ 9,5 mil

Analista de Marketing

Considerando todos os cargos e salários dos profissionais de marketing do Guia Salarial 2018, o analista de marketing é aquele que, geralmente, está nos primeiros anos de carreira. É quem implementa e acompanha mais de perto as estratégias da empresa.

Ele também coordena e coloca em prática as atividades administrativas do marketing, como organização de eventos, produção e envio de materiais promocionais, cotação de serviços, entre outros.

  • Pequena/média: R$ 3,7 mil a R$ 6 mil
  • Grande: R$ 4,5 mil a R$ 6,5 mil

Os cargos e salários dos profissionais de marketing digital parecem atrativos para você? Então compartilhe esse post nas redes sociais!