Não muito tempo atrás, a logística era vista como uma área isolada nas empresas, exclusivamente prática e sem grande participação no planejamento. Além disso, era reconhecidamente uma das atividades mais onerosas das organizações.

Porém, tudo isso mudou e, agora, a logística não só é um setor vital para todo planejamento estratégico empresarial, como também passou a ser uma atividade que privilegia o conhecimento em vez da força.

Essa mudança fez com que os profissionais de logística também evoluíssem. Com uma política de redução de custos e otimização dos serviços, quem opta pela área precisa se atualizar e adquirir competências específicas para essa nova realidade.

O melhor caminho para o conhecimento, claro, é a formação acadêmica. Mas quais são as competências adquiridas em um curso de Logística?

Diploma de Graduação

Obviamente, a principal e mais importante competência adquirida em um curso de logística é a graduação na área. Hoje, já não existe espaço para aventureiros ou curiosos. As grandes empresas estão em busca de pessoas graduadas.

Por mais que a experiência seja importante, somente uma formação pode transformar o trabalhador em um profissional diferenciado e completo.

Desenvolvimento sob pressão

Vimos que a logística sempre foi um dos setores mais onerosos das empresas. No entanto, a desculpa de que os fins justificam os meios já não é mais aceita. O próprio mercado exige das organizações que a política de contenção de custos faça parte de seus valores.

Contudo, minimizar os gastos não significa diminuir o trabalho. Muito pelo contrário: a competitividade entre as empresas só cresce, o que torna necessário o aumento da qualidade dos serviços.

Sendo assim, o profissional de logística sai de um curso preparado para trabalhar sob pressão e mostrar resultados em uma escala crescente. As empresas estão em busca de profissionais que façam a máquina funcionar utilizando recursos limitados.

Habilidade de comunicação

A comunicação sempre foi importante nessa área. Manter contínuo contato com fornecedores e transportadoras é uma prova disso. Porém, o novo cenário mostra uma logística muito mais participativa com outros setores da empresa.

Se antes a comunicação era restrita, hoje a palavra da vez é “integração”. Sendo assim, uma das competências necessárias e também adquirida na graduação em Logística é a facilidade de se comunicar com diversos setores em diferentes graus de hierarquia.

Dinamismo

Por mais que a rotina de um departamento logístico precise ser pautada em planejamentos e estratégias, esse é um setor que comumente precisa lidar com imprevistos e questões fora do comum.

Uma entrega que atrasa, um veículo que fica preso no engarrafamento ou até mesmo um pedido enviado errado; tudo isso faz com que o dinamismo seja uma das características fortes em um profissional de logística. Competência deve ser aliada com versatilidade.

Visão global

Um profissional completo é aquele que entende os pontos mais importantes da sua área. A visão global é exatamente a habilidade de prever e se preparar para possíveis falhas, ao mesmo tempo em que se busca possibilidades de crescimento para o negócio.

Liderança

A necessidade de ter que lidar com transportadoras e fornecedores já exige do profissional uma forte liderança. Além disso, com a importância que o setor logístico ganha com o passar dos anos, é factível dizer que nenhum gestor conseguirá desenvolver um bom trabalho sozinho.

E ainda que o cargo não seja de gestor, apresentar um comportamento de liderança é essencial para o trabalho diário. Afinal, o líder está longe de ser aquela pessoa que dá ordens e espera ser obedecida.

Liderança tem a ver com exemplo, pró-atividade e empatia. Por ser um setor onde todos trabalham cada vez mais sob pressão, se destacar por meio do trabalho bem feito traz uma posição natural de liderança entre os demais.

Enfim, essas são algumas das competências que todo profissional pode adquirir em curso de Logística. Essa preparação também o deixará mais próximo do perfil buscado pelas grandes empresas. Dê o primeiro passo com a Unisul e comece sua evolução dentro do mercado!