No momento de escolha da faculdade e do curso, muitos indecisos escolhem onde se matricular de acordo com o valor cobrado pela instituição. É claro que pagar menos é uma ideia muito interessante, principalmente se a faculdade oferecer cursos de qualidade.

No entanto, para aqueles que correm contra o tempo, possuem horários diversificados e ainda desejam uma opção mais econômica, a graduação a distância é a melhor solução.

Por que optar pela educação a distância – EaD?

A mensalidade da EaD é mais barata, já que diversos custos são reduzidos para a instituição, como o uso de sala de aula, equipamentos e materiais, por exemplo. Os cursos oferecidos a distância são aqueles que não exigem laboratórios especiais, como é o caso de Engenharia, Medicina ou Arquitetura, que exigem aprendizado prático em ambientes específicos, por isso estão disponíveis apenas na versão presencial. Outras áreas, como Administração, Pedagogia e Filosofia, por exemplo, podem ser ensinadas normalmente por meio de videoaulas, apostilas e interação online com professores e colegas.

Esse tipo de aprendizado é autorizado pelo MEC, o que garante o reconhecimento e eficiência dessa forma de ensino que conquista cada vez mais adeptos e reconhecimento no mercado de trabalho.

Quais são as vantagens da EaD?

Para se ter um exemplo das vantagens da EaD, na UnisulVirtual, o curso de Processos Gerenciais custa 30% a menos para o aluno do que a versão presencial. E, além da redução na mensalidade, o estudante irá poupar também com outros gastos relacionados, como o material didático que já está incluso no valor.

Além disso, não será preciso locomover-se até a faculdade, nem gastar com alimentação em restaurantes e lanchonetes. Até mesmo os livros da biblioteca podem ser entregues em casa pelo correio, sem nenhuma taxa extra. No fim do mês, na ponta do lápis, o custo-benefício é muito alto, não apenas em relação ao dinheiro mas também considerando a economia de tempo.

E, claro, um dos principais benefícios é a flexibilidade no horário dos estudos e o conforto de realizar as atividades em casa ou até mesmo no trabalho, de acordo com sua disponibilidade. Quem trabalha e precisa estudar terá mais tempo para se dedicar, já que não será necessário ir todos os dias até a faculdade, enfrentando o trânsito e perdendo horas importantes do seu dia.

O que considerar ao avaliar quanto custa fazer uma faculdade a distância

Desconfie de preços muito baixos!

Pagar mais barato em um curso a distância não deve ser sinônimo de menor qualidade. Há instituições que oferecem opções com mensalidades baixíssimas, inferiores a R$ 200,00, mas é preciso analisar o corpo docente, a tradição da faculdade e outros fatores que agregam confiança ao conteúdo do curso online. São fatores como estes que você deve avaliar quando considera quanto custa fazer uma faculdade a distância.

Pagando um pouco a mais, o aluno pode contar com a excelência de universidades como a Unisul. Em universidades como essa, os valores das mensalidades variam de R$ 350,00 até R$ 960,00, um investimento que fará toda a diferença na qualidade da formação adquirida durante o curso.

Avaliações presenciais, de acordo com o MEC

É importante lembrar que ao longo do curso será necessário visitar um polo presencial para realizar provas. Os polos são ambientes da faculdade a distância onde são realizadas as avaliações.

Por isso, ao realizar o orçamento de gastos, tenha em mente que será preciso ir a um desses locais para fazer as provas. Todas as faculdades a distância regularizadas funcionam dessa forma, afinal é uma exigência do MEC.

Para saber os locais em que a Unisul possui polos presenciais, veja a lista completa aqui. Há polos nas grandes capitais e nas principais cidades do interior em quase todos os estados do Brasil.

EaD também oferece bolsas de estudos e crédito estudantil

Assim como os cursos tradicionais, os cursos online contam com sistema de bolsa de estudos, permitindo o ingresso de mais alunos na faculdade. Essa é uma boa notícia para aqueles que visam a um financiamento estudantil ou optam pelo ProUni.

Outra facilidade dos programas é o envio da documentação necessária por email ou carta, ideal para quem não reside próximo à universidade. O Credies, programa de crédito universitário da Unisul, financia até 50% da mensalidade e não há cobrança de juros, mais um benefício para quem deseja estudar, mesmo com o orçamento mais apertado. O valor financiado é pago somente ao final do curso, depois da formação, tempo suficiente para o aluno se estabilizar, conseguir um estágio ou até mesmo uma promoção no trabalho. Aí está outro fator a considerar quando se avalia quanto custa fazer uma faculdade a distância.

Agora que você já conhece os benefícios de uma faculdade a distância em relação aos cursos tradicionais, vale a pena analisar considerar esse tipo de modalidade, não é mesmo? Com o EAD, é possível investir em educação de qualidade e ainda pagar menos.

Que tal conhecer mais sobre os cursos que a UnisulVirtual disponibiliza? Visite o nosso site!