Todo novo negócio precisa, já na largada, estar alinhado com a demanda do mercado, sob pena de enfrentar dificuldades para se posicionar entre os concorrentes.

1 – Ofereça serviços diferenciados

Uma das formas mais fáceis de impulsionar o lucro da empresa é reajustar o preço dos seus produtos. Porém, fica sempre aquela incerteza – como fazer isso sem perder os clientes? A solução pode ser oferecer serviços especiais, o que justifica o aumento dos preços. Faça com que o cliente perceba que o seu atendimento é diferenciado e vale a pena. Você pode, inclusive, estabelecer duas categorias diferentes de clientes: o básico, com um serviço padrão, e o cliente “vip”, com acesso a maiores vantagens. Esta é uma das dicas para empreender que já pode partir desde a fase de modelagem do negócio.

Desse jeito, mesmo que os preços sejam um pouco maiores que os da concorrência, o público vai enxergar na sua empresa o melhor custo x benefício.

2 – Desenvolva novos produtos

Outra opção para aumentar seus lucros é oferecer mais produtos e serviços, mesmo que o seu negócio seja de pequeno porte. Ao diversificar a atuação da sua empresa, você consegue atrair novos clientes, alcançando um público muito maior. Para que essa estratégia dê certo, procure entender o que os consumidores precisam. Faça uma pesquisa e descubra qual é a principal demanda do seu público em potencial antes de criar as novas ofertas.

3 – Ofereça um sistema de vendas online

Hoje em dia, toda a empresa tem que estar disponível também online, não importa o seu tamanho. A competitividade é grande, e quem não investe em comércio através da rede acaba ficando para trás. Se você ainda não tem um site para a sua empresa, já passou da hora de criar um! Caso já possua o website, invista em melhorias e estratégias para aumentar o número de visitação. Além de promover a sua marca na Internet, saiba também como vender no ambiente digital. Esta é uma das dicas para empreender que mais alavancam negócios, quando se trabalha com a metodologia do inbound marketing.

4 – Invista em marketing de baixo custo

Além de oferecer as vendas online, invista em marketing digital. É uma forma de publicidade de baixo custo e grande alcance, ideal para quem deseja ganhar mais visibilidade e expandir o seu negócio. Tenha contas em redes sociais, como o Twitter e o Facebook, e designe um funcionário especializado para gerenciá-las de maneira inteligente e efetiva. Ao empreender, aproveite que a internet estabelece um canal de comunicação amplo e estabeleça contato com os seus clientes, seja respondendo dúvidas, recebendo sugestões ou divulgando a marca.

“Baixe

5 – Reduza os seus custos

Como todo bom empreendedor, você deve sempre investir em maneiras de reduzir os custos. Os gastos da empresa devem ser efetuados de maneira inteligente, evitando o desperdício de um capital que poderia ser aplicado de outra forma. Isso pode significar tanto investir em pessoal especializado quanto aprender a economizar energia.

O importante é focar nas despesas fixas, pois elas têm um impacto grande na sua empresa todos os dias. Corte gastos onde for possível. Renegocie antigos contratos com os fornecedores, economize recursos como luz e água, reduza as despesas com deslocamento. Se for necessário, invista em melhorias que vão proporcionar menores gastos no futuro, como modernizar seus equipamentos para tornar a empresa mais ágil e eficiente. Esta é uma das dicas para empreender que pode ser determinante na sobrevivência do negócio.

6 – Crie eventos para atrair os clientes

Promova a sua empresa através de eventos que vão atrair novos consumidores. Identifique qual é o perfil do seu público e pense em estratégias que combinem com esse perfil, como patrocinar um show cujos frequentadores fazem parte do seu nicho consumidor. Em datas comemorativas – como o dia das mães ou o aniversário da sua empresa – ofereça promoções especiais, encorajando tanto os novos consumidores quanto os clientes antigos a repetirem suas compras.

7 – Esteja atento a novas oportunidades

O grande trunfo de um bom empreendedor é saber aproveitar as oportunidades, agindo na hora certa. Saiba como identificar esses momentos. Para isso, é interessante investir em uma formação voltada para o empreendedorismo, caso você ainda não possua essa formação. Uma alternativa interessante é procurar um curso que vá expandir as suas possibilidades enquanto empreendedor, como a graduação em Processos Gerenciais.

O que você achou dessas dicas para empreender? Ficou interessado? Entre em contato pelos comentários e continue acompanhando o nosso blog para mais dicas sobre processos gerenciais.