Voltar a estudar e retomar toda uma rotina de frequência em sala de aula nem sempre é fácil. Por isso, cursos como o de Tecnólogo em Logística EaD são ótimas alternativas para quem deseja ter uma formação acadêmica, mas não possui tempo ou facilidade para os modelos tradicionais de ensino.

Com o mercado de trabalho cada vez mais exigente e disputado, todo profissional precisa buscar novas qualificações e conhecimentos para poder se destacar.

Esse post mostrará tudo que você precisa saber sobre o curso de Tecnólogo em Logística EaD: a descrição, o mercado de trabalho e as vantagens do modelo de estudos a distância. Acompanhe!

Curso de Tecnólogo em Logística EaD

Com duração média de dois anos, o curso de tecnólogo tem o objetivo de formar e qualificar profissionais para atuarem na execução e gestão de atividades logísticas em empresas de diferentes ramos.

Para a completa capacitação dos alunos, ele também abrange disciplinas gerais, tais como:

• Matemática;
  • Economia;
  • Estatística.

Além dessas, também são abordadas disciplinas específicas: Gerenciamento de transportes; Armazenagem; Cadeia de Suprimentos; Distribuição e Custos Logísticos; entre outras.

Embora a maior parte das disciplinas seja teórica, é preciso desenvolver projetos que englobam atividades do meio logístico, como:

• Identificação e rastreamento de produtos;
  • Gerenciamento de armazém;
  • Separação e movimentação de produtos.

O curso tecnólogo em Logística EaD prepara os estudantes para assumirem cargos de gerência em suas carreiras, aplicando conhecimentos voltados para a Administração de Negócios.

Para se formar, todo estudante precisa desenvolver e apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Mercado de trabalho

A missão da logística é garantir que um produto saia do ponto de origem e chegue ao seu destino de maneira segura, dentro do tempo determinado e com o menor gasto possível.

Dito isso, é possível afirmar que o mercado para o profissional dessa área nunca esteve tão aquecido no Brasil. E essa grande demanda se deve a dois fatores: internet e economia.

A internet e a logística

A internet transformou a vida de clientes e empresas em vários sentidos. A comodidade e a facilidade das pessoas em realizar compras a qualquer hora e em qualquer lugar aumentou consideravelmente o número de vendas em diversos setores.

Além disso, com a expansão da internet, o e-commerce entrou de vez na rotina de compra dos brasileiros. A logística tem tudo a ver com o comércio virtual, pois, geralmente, as lojas online não possuem espaços para armazenar produtos.

Cenário econômico

Pode parecer contraditório, mas as sucessivas crises econômicas “ajudaram” o profissional de logística. O fato é que, embora a economia do país ainda esteja em recuperação, a concorrência no mercado empresarial só cresce.

Sendo assim, ao mesmo tempo em que precisam se destacar perante a concorrência, as empresas não podem aplicar grandes gastos em suas atividades. É aí que entra o tecnólogo de logística: ele é o grande responsável por garantir qualidade e produtividade nas operações, além de implantar medidas para reduções de custos.

Maiores oportunidades

As maiores oportunidades para quem se forma no curso de Logística EaD estão nas empresas que têm como principais atividades o transporte e/ou a armazenagem de mercadorias. Por exemplo: companhias de entrega, centros de distribuição, aeroportos e portos de cargas, armazéns e transportadoras.

Porém, como vimos, os processos logísticos fazem parte do quadro de serviço das organizações de diversos segmentos. Para diminuir custos, muitas empresas passaram a fazer distribuição e armazenagem próprias.

Sendo assim, atualmente o tecnólogo em logística também tem mercado aberto em empresas do varejo, atacado, comércio eletrônico e até órgãos públicos.

Outra vantagem do profissional é a possibilidade de assumir diversos postos dentro de uma mesma empresa, como:

• Assistente logístico;
  • Consultor logístico;
  • Gerente de compras;
  • Coordenador de transportes;
  • Gerente de supply chain;
  • Supervisor de expedição;
  • Gerente em logística.

As vantagens do modelo de estudo EaD

O estudo a distância é um modelo em crescimento no Brasil. Para pessoas que pararam e querem retomar os estudos ou mesmo para quem deseja uma nova qualificação profissional, mas não têm tempo para frequentar uma sala de aula regularmente, o EaD se apresenta como uma ótima alternativa.

Entre as principais vantagens de se adotar o modelo de estudo a distância estão:

• Flexibilidade de horário;
  • Ritmo próprio;
  • Forma reservada de estudo.

Além dessas, outra vantagem do ensino EaD é economia. E não se trata apenas dos valores das mensalidades (que são realmente menores em comparação com os cursos presenciais): gastos com deslocamento, estacionamento e refeições não existem e representam uma grande redução de custos.

O diploma de um curso de Tecnólogo em Logística EaD vale tanto quanto um presencial. Então, preocupações triviais como diferenças entre diplomas também podem ser descartadas.

Dê o primeiro passo com a Unisul e comece sua evolução dentro do mercado!