Já falamos aqui no blog sobre vários temas relacionados à Tecnologia da Informação, mas ainda não abordamos os motivos para alguem estudar gestão de TI. É claro que existem motivações pessoais além das que citaremos a seguir, mas vamos focar em três que são as principais.

Você pode ser uma pessoa amante do universo da tecnologia ou que saiba liderar equipes, por exemplo, e essas também são fortes motivações para escolher algum curso na área. Vamos aos motivos?

1º) Salário

Certamente, o salário é um dos fatores relevantes na escolha de qualquer profissão. Você imagina quanto ganha um gerente de TI? De acordo com essa tabela do portal da Exame, nos dois primeiros anos de um gerente da área em uma pequena/média empresa, o salário varia entre R$ 12.500,00 e 18.000,00. Se o profissional for trabalhar em uma grande empresa, a remuneração é ainda mais alta: pode chegar a R$ 21.600,00. Gostou?

2º) Funções

Se você gosta de tecnologia, inovação e gestão de pessoas e de projetos, certamente irá gostar do curso e da profissão. Como gestor, sua função será lidar com dados diariamente, planejar e organizar o uso e a aplicação da tecnologia de modo inteligente. Esses elementos são estratégicos para garantir competitividade às organizações e desenvolvimento do país, razões pelas quais o mercado necessita cada vez mais desses profissionais. Falando em futuro, esse é o terceiro motivo pelo qual você pode gostar de estudar gestão de TI.

3º) Futuro

Como as empresas estão entendendo melhor a necessidade de implementar programas de informatização para otimizar os negócios, o tecnólogo encontrará um mercado promissor pela frente. Para isso, ele precisa entender e avaliar os impactos sociais, econômicos e ambientais resultantes da produção, gestão e incorporação das tecnologias da informação. Um gestor de TI deve estar sempre estudando, aprendendo e se reciclando, devido à natureza da sua profissão, que lida diariamente com inovações e novos desafios.

Quem está pensando em estudar gestão de TI deve ter em mente que a profissão é relativamente nova e por causa disso tende a mudar suas exigências técnicas constantemente. Cursos de pós-graduação, treinamentos e eventos são fundamentais para que esse profissional consiga se destacar no mercado de trabalho e contribuir para o futuro das empresas aqui no Brasil ou no exterior. Você tem esse perfil?

Você consegue pensar em outros motivos para estudar gestão de TI? Deixe sua sugestão na área de comentários do blog.

Comece a aprender antes mesmo do curso começar, com os e-books gratuitos sobre gestão de TI do blog Mercado em Foco! São 4 títulos!