A faculdade ou curso de marketing contempla duas das sete profissões mais valorizadas atualmente: gerente de e-commerce e analista de mídias sociais.

Você quer turbinar a sua carreira ou está em busca de uma primeira graduação? Quer fazer diferença no mundo, ser formador de opinião e ao mesmo tempo ter uma colocação estratégica na empresa? Ou prefere ser dono do seu próprio empreendimento?

Seja qual for o seu caso, a resposta pode estar em um curso de marketing.

A área sempre foi de vanguarda, é verdade, com grandes mentes criativas no comando das melhores campanhas, movimentando rios de dinheiro – mas nunca esteve tão em evidência quanto agora. O motivo é digital: a internet criou muitas outras possibilidades, novas carreiras e continua abrindo cada vez mais portas para quem não tem medo de estar sempre expandindo seus horizontes. Pronto para embarcar nessa viagem? Então veja por que vale tanto a pena investir em um curso de marketing.

Das 7 profissões mais valorizadas no momento, duas estão relacionadas ao curso de marketing 

Na história das sociedades sempre houve algumas áreas e profissões que se destacaram mais do que outras. Afinal o mundo passa por diversas fases sociais, políticas e econômicas o tempo inteiro, como parte da evolução do ser humano. No entanto, se há uma que não só sobrevive à mudança dos tempos, mas se adapta e se reiventa, é o marketing.

Se olharmos lá atrás, o próprio conceito de marketing já parece eterno: é um conjunto de processos que envolve a criação, a comunicação, a entrega de valor e de satisfação aos clientes em forma de benefícios, tanto para a organização quanto para seu público-alvo. É o que sempre foi e o que sempre será — mas o bacana é a forma como esse conceito se desenvolve através dos tempos, agregando cada vez mais elementos de outras áreas e se expandindo em todas as direções.

Agora, por exemplo, o marketing está intimamente relacionado à tecnologia – e nem poderia ser diferente em épocas de internet. Se tudo é online, alguém tem que criar oportunidades, descobrir novos caminhos para conquistar o público, montar estratégias e medir isso tudo de forma a criar ações cada vez mais assertivas. Não é à toa, portanto, que as áreas relacionadas ao curso de marketing tem nada menos que duas das sete profissões mais valorizadas atualmente, o gerente de e-commerce e o analista de mídias sociais, segundo pesquisa do site Love Mondays.

Seja um profissional que faz diferença no mercado 

Esses profissionais, literalmente, fazem acontecer. Eles aumentam a produtividade, reduzem gastos, criam ferramentas de engajamento e estudam muito para envolver o público-alvo de forma a prestar o melhor serviço, agregar valor à marca e criar diferenciais para a empresa, sempre procurando soluções inovadoras com o apoio da tecnologia.

Veja algumas das oportunidades para os profissionais de marketing:

Gerente de e-commerce

O gerente de e-commerce, por exemplo, pode ter formação em economia ou administração, mas o curso de marketing é fundamental. E quem pensou em alguma espécie de vendedor, muito se engana: ele atua nos processos de logística da compra e da venda online do produto ou serviço, define todo o design organizacional (e aí leia-se da pré à pós-venda, com foco estratégico na fidelização dos clientes), e ainda é o responsável por estruturar equipes, salários, parcerias e até responsabilidades de forma a integrar o e-commerce ao restante da empresa. Para isso, ele já começa ganhando bem, geralmente mais de R$ 7 mil na média nacional.

Analista de mídias sociais 

Já o analista de mídias sociais é o cara que cuida da imagem da empresa, uma responsabilidade e tanto. Por isso, este profissional só pode mesmo ser das áreas afins: comunicação, publicidade ou marketing como primeira formação – mais o curso de marketing no caso de ser uma das duas primeiras opções, claro. Esse profissional que vai alinhar o marketing online e offline, definir o melhor uso das redes sociais, o tipo de conteúdo que será produzido, e, é claro, para quem será produzido, ou seja, a audiência. A média salarial inicial fica em torno dos R$ 3 mil, mas depende muito da região. No Sudeste e no Sul, por exemplo, os salários costumam ser maiores do que nas regiões do Norte.

Dê uma turbinada na sua carreira com um curso de marketing 

Agora, se você já está empregado, é de outra área e não sabe o que fazer para se destacar na empresa, o curso de marketing continua sendo uma ótima ideia. Não há currículo ao qual ele não agregue valor, abrindo portas dentro da corporação, porque o marketing abre os olhos do profissional para outros aspectos que ele não está habituado a ver, inclusive sobre si mesmo. Afinal, você já percebeu como é difícil encontrar uma boa colocação no mercado sem um bom marketing pessoal? Então imagine a importância de um curso de marketing para quem quer acompanhar a mudança dos tempos.

Você não vai ficar para trás, vai? O melhor é que você conta com excelentes cursos de marketing presenciais ou a distância (EaD), nos mais diferentes níveis de formação, como graduação, extensão, mestrado etc. Direcione a sua carreira fazendo o curso certo, na hora certa: agora!

Quer saber mais? Então dê uma espiada no portal da UnisulVirtual e conheça mais sobre a gradução EAD em marketing. Você vai estar dando início à grande virada da sua vida.