A mudança de paradigma criada com o empoderamento dos consumidores transformou, e muito, o cenário onde os profissionais atuam. Neste artigo analisamos as mudanças e apresentamos três tipos de oportunidades presentes no mercado, todas com demanda crescente.

Talvez você já tenha percebido que há muito mercado para quem faz faculdade de marketing. Em tempos de uso intenso de conectividade e mobilidade, o consumidor está no comando do processo, com acesso a produtos e serviços (além de todas as informações relativas a eles) que vão além do que se consegue imaginar.

Nesse cenário é preciso montar estratégias assertivas para conquistar o cliente – e sem muita dose de marketing na veia corporativa isso é praticamente impossível. Por isso mesmo, você já deve imaginar que o dia a dia do profissional da área é bastante variado, abrangendo um grande leque de atividades e os famosos brainstorms, que já deixaram de ser exclusividade do pessoal de criação há muito tempo.

É preciso ter muita competência, habilidades e talento, sim, mas também fôlego e determinação para chegar a um lugar de destaque. Será que você tem esse perfil?

Desenvolva suas habilidades na faculdade de marketing

O profissional de marketing deve ser curioso, sensível, antenado, criativo, observador, inquisidor, envolvido com o que faz e ter bastante força de vontade, porque nem sempre as coisas saem como se espera e é preciso ser um verdadeiro camaleão para adaptar-se a um novo contexto.

No meio disso tudo, há toda uma variedade de atividades que podem ser desenvolvidas, algumas mais vinculadas ao planejamento e estratégia, outras mais ligadas à criação, mas uma coisa é certa: você só vai saber mesmo com qual tem mais afinidade quando já estiver na faculdade de marketing. Isso porque é no curso de marketing que você vai conseguir desenvolver seus talentos e inclinações, colocando-se na profissão de acordo com o seu próprio perfil.

E como o marketing muda junto com as mudanças sociais, as possibilidades são praticamente infinitas. Para se ter uma ideia, os próprios departamento de marketing das empresas estão em constante evolução, procurado antecipar as tendências que a digitalização da vida alavanca em escala mundial.

Hoje, por exemplo, são as áreas ligadas à web as mais valorizadas, muito especificamente as relacionadas à Search Engine Optimization (SEO) Search Engine Marketing Optimization (SEM), habilidades que, entre muitas outras, você vai aprender a desenvolver durante o curso.

O mercado para quem faz faculdade de marketing

Por isso, a dica é aprender sempre mais, ter força de vontade e perseverança e, por que não, uma grande capacidade de se reinventar – afinal, o marketing é uma mutação constante.  Ao colocar o pé na faculdade de marketing, procure se informar sobre as áreas que estão mais em destaque naquele momento, quais as novidades do mercado e caia de cabeça nas qualificações para abraçar as posições mais promissoras.

Só para você ter uma ideia, separamos aqui três das funções mais procuradas pelas empresas hoje:

1) Brand Ambassador

É isso mesmo, o “embaixador da marca” o profissional responsável pela divulgação positiva da marca no mercado, aumentando o seu grau de empatia com o público-alvo e ressaltando os aspectos positivos da empresa, de forma a consolidá-la inconscientemente nos consumidores por meio de mecanismos geralmente ligados aos sentidos, como cheiro, cor, audição, visão e tato. É muito mais do que alguém simplesmente dizendo que aquilo é bom.

2) Marketing Demand Generation

Parece fácil, mas prospectar clientes gerando leads qualificados não é tarefa para qualquer um – e dessa ação depende grande parte do sucesso das vendas de uma empresa. Além da prospecção, o profissional também deve preservar o relacionamento com o cliente, criando mecanismos de fidelização, ampliando a cobertura do mercado e criando novidades e promoções de fidelização.

3) Chief Marketing Officer (CMO) 

Ao lado do CEO (diretor maior de uma empresa), esse profissional cria estratégias para fortalecimento da marca e engajamento do público externo (clientes) e interno (funcionários, colaboradores, parceiros, patrocinados e sócios).

Por tudo isso, você já deve ter percebido que é fundamental saber trabalhar em equipe, ser uma pessoa comprometida com metas e objetivos, determinada e flexível, dedicada ao que se propõe a fazer, sempre aberta a novidades, sugestões e críticas.

Tenha certeza de que o mercado para quem faz faculdade de marketing não é tão concorrido à toa: o marketing conquista de uma tal forma, que, quando você entra, não vê ninguém querendo sair. Esse sim, é um casamento para toda a vida – e muito bem-sucedido, diga-se de passagem.

E então, pronto para ingressar nessa área? Então venha conhecer a graduação EaD em marketing da UnisulVirtual e comece agora mesmo a se envolver na profissão do futuro!

download-e-book-marketing-digital-complementa-tradicional