Muitas vertentes são responsáveis pelo sucesso dos profissionais, mas o mais importante é respeitar as etapas, elaborando um desenho de produção no audiovisual.

O mundo mudou e, por conta disso, as formas de trabalho também. Há poucas décadas, só era possível produzir conteúdo audiovisual com um budget robusto, muitos equipamentos e grandes equipes. Graças ao avanço da tecnologia, tem gente que faz filmes com o celular e distribui nas plataformas de streaming.

A verdade é que o mercado de produção audiovisual cresce, mas para ter sucesso nessa área é preciso estar atento às boas práticas de gestão, além, é claro, das oportunidades tecnológicas. Por isso, conversaremos sobre desenho de produção no audiovisual – um processo fundamental para quem quer criar de forma independente.

O que é desenho de produção no audiovisual?

O desenho de produção no audiovisual é composto pelas etapas de planejamento que envolvem um projeto. Geralmente, aborda a viabilidade, o financiamento e os próprios modos de trabalho.

Como já antecipamos, as ferramentas de captação e distribuição mudaram ao longo dos anos, mas a necessidade de estruturar o processo de produção ainda é a mesma. A expertise na definição de recursos, por exemplo, pode ser fator decisivo no sucesso de uma empresa.

Por isso, na graduação em Produção Multimídia da Unisul, apostamos nas certificações em Administração de Produção em Multimídia e Realização Audiovisual. Na prática, isso significa que os estudantes aprendem por meio de um conjunto de disciplinas que formam habilidades e competências específicas.

Fizemos um pot-pourri dos temas relevantes para um produtor multimídia de sucesso. Todos os pontos foram extraídos do programa do curso. Confira!

1. Negocie e documente tudo

Um profissional que deseja empreender nessa área precisa fortalecer duas competências: organização e persuasão. Afinal, é ele quem vai liderar as negociações com o cliente e documentar os acordos por meio de contratos.

É preciso se atentar aos contratos de produção, distribuição e comercialização. Ninguém quer um processo por uso de imagem indevido, não é?

2. Aplique princípios, estratégias e ferramentas de gerenciamento

Gerir um negócio vai além do próprio conhecimento técnico da coisa. Por isso, é fundamental estudar modelos de gerenciamento de projetos e metodologias de desempenho, como o PDCA e as estratégias de marketing.

3. Trabalhe em equipes multidisciplinares

Para não se sobrecarregar, vale contar com o conhecimento do outro. Duas cabeças pensam melhor que uma e, por isso, equipes multidisciplinares acrescentam e aceleram o desenvolvimento do trabalho.

4. Formate projetos

Todo o projeto precisa ter começo, meio e fim. Parece óbvio, mas muitos profissionais atropelam os processos e prejudicam a produção multimídia em si.

Imagine a lacuna que pode se formar se a captação de cenas acontecer antes da pesquisa de imagem e conceito?

5. Planeje a distribuição dos produtos

O modelo de distribuição do conteúdo é uma das partes mais importantes do desenho de produção no audiovisual. Por meio do estudo do público-alvo, é possível saber onde distribuir um conteúdo.

Se você produzir um comercial para um cliente formal, é possível que não caiba distribuí-lo no YouTube, mas em algum canal de TV.

6. Prepare roteiros e argumentos

O domínio de pesquisa, ordenação do conteúdo e escrita são fundamentais para a sequência do desenho de produção no audiovisual.

7. Domine o básico das linguagens

Identifique e aplique os componentes básicos das linguagens sonora, cênica e plástica.

Compreender os tipos de linguagem que cabem a um filme imprime maior grau de realidade e excelência em momentos como captação e edição.

8. Reinvente

O desenho de produção no audiovisual também requer reinvenções de processos, formas, técnicas, materiais e valores estéticos na concepção, elaboração e interpretação artística.

9. Manipule materiais

Selecione e manipule esteticamente diferentes fontes e materiais utilizados nas composições artísticas.

A capacidade técnica da manipulação estética é um diferencial na execução de qualquer projeto.

10. Entenda os processos técnicos

Exerça atividades técnico-operacionais na captação e manipulação de som e imagem para a produção de multimídia digital. Quanto mais você souber sobre isso, melhor!

Você já viu que muitas são as vertentes responsáveis pelo sucesso dos profissionais dessa área, mas o importante mesmo é respeitar as etapas, elaborando um desenho de produção no audiovisual impecável. Dessa forma, o planejamento segue sem surpresas e o resultado é excelente.

Se você quer fazer diferença no mercado, conheça a graduação em Produção Multimídia da Unisul. Por meio de uma proposta inovadora, que acompanha as evoluções tecnológicas, os estudantes aprendem a ser versáteis, empreendedores e excelentes. Tudo isso com a praticidade da plataforma de ensino a distância!