Falamos de vários assuntos sobre a área de TI, mas muitas vezes nos esquecemos de um tema que é essencial para o sucesso, e que nem sempre recebe a devida atenção: a importância do líder na gestão de profissionais de TI.

Antigamente, ao falar em líder, as pessoas pensavam em algo como um comandante, um general que utiliza do grupo para ser o centro individual do trabalho e conquistar somente os seus objetivos.

O mundo mudou e, felizmente, esse tipo de pensamento também evoluiu. Hoje, sabemos que um líder não enxerga as pessoas da equipe como recursos para alcançar resultados, mas sabe transformar os profissionais em seguidores fiéis, com confiança da equipe, envolvendo os colaboradores em um vínculo interativo que transforma a forma de trabalhar e alcançar os objetivos empresariais.

O líder de TI

A liderança na gestão de profissionais de TI é de suma importância. Esse líder deve ter muita disciplina, humildade e excelência para que as suas orientações sejam compreendidas e gerem motivação na equipe. Os erros não devem ser crucificados, pois na área, são com eles que o gestor de TI saberá exatamente como encontrar a rota certa de liderança.

O problema

As empresas de tecnologia chegam a enfrentar verdadeiras batalhas internas por falta de comunicação, o que pode levar a equipe a sérias situações de risco. Há, por exemplo, aquele colaborador que busca resolver algo sozinho, sem ajuda e sem orientação, para mostrar que é “o melhor”, mas que no final, prejudica todo o andamento dos projetos e o resultado final que será entregue ao cliente.

O líder precisa saber lidar com adversidades, com a diferença de todos os colaboradores de um projeto de TI, com as oportunidades e com as ameaças. Além de possuir a confiança da equipe para alinhar as estratégias, motivar e mudar, caso seja necessário, de uma forma justa, profissional e séria.

O líder de TI é quem vai persuadir, é aquele que vai mostrar para cada indivíduo que vale a pena se dedicar para alcançar os objetivos. Ele estimulará a comunicação, inclusive a liberdade para assumir erros e aprender com eles.

A importância da liderança na gestão de profissionais de TI é mostrar às pessoas que elas podem se sentir à vontade para executar, sugerir, mudar e se comunicar com todos os setores.

A liderança começa na universidade

Todo esse processo começa ainda na universidade, afinal, é lá que o profissional começará a lidar com a equipe (no caso, o seu grupo), e terá uma excelente forma de treinar a sua liderança para chegar com sucesso até o projeto final e estar preparado para fazer a diferença ao entrar em uma empresa da área.

Gostou do post? Se ficou curioso para saber mais detalhes sobre o curso, acesse o site da graduação EaD em Gestão de TI!