Entenda como gestão de logística e canais de marketing podem estar interligados dentro do cenário competitivo das empresas para gerar mais resultados!

Uma das principais medidas que todo responsável pelo marketing estratégico de uma empresa deve tomar é o casamento entre dois pontos essenciais: gestão de logística e canais de marketing.

Para muitos, pensar nesses dois mecanismos importantes juntos dentro de um cenário de vendas é praticamente impossível. Parecem ser áreas totalmente afastadas, sem nenhuma ligação uma com a outra.

Porém, com esse post, você entenderá qual a real relação entre elas e como um lado dessa balança pode influenciar diretamente no outro. Acompanhe:

Gestão de logística e canais de marketing trabalham juntos pelo posicionamento da empresa

Já faz um tempo que a maioria das empresas consegue ver na gestão de logística um ponto que ajuda no sucesso dos negócios. Afinal de contas, é preciso ter cada etapa dos processos devidamente desenhada e acompanhada para que todos sigam à risca as determinações.

Mas como essas ações podem se ligar com os canais de marketing? Essas não são áreas completamente diferentes? Podemos dizer que são, sim, bem distintas, mas com um detalhe: ambas trabalham para melhorar o posicionamento da empresa.

O fato é que, para existir o trabalho interno de otimização nos processos logísticos, foi preciso que no início da cadeia os canais de marketing realizassem o contato inicial com o cliente, a prospecção e, assim, o fechamento da compra. É esse trabalho que conecta o consumidor com toda a cadeia de atividades.

Mas não é só isso! Com gestão de logística e canais de marketing compreendendo que fazem um trabalho em equipe, o posicionamento da marca no mercado chegará a um novo nível, trazendo competitividade.

Demanda e venda: relação que une gestão de logística e canais de marketing

Já imaginou se os canais de marketing trabalhassem de forma tão acelerada que o setor de gestão logística não conseguisse dar conta do recado?

Ou o inverso, se os canais de marketing não estivessem indo bem, prejudicando o trabalho da parte logística ou gerando tempo ocioso?

Esperamos que você não precise passar por essas situações!

Com esses cenários, podemos perceber como a demanda de trabalho da logística de uma empresa precisa estar totalmente alinhada com a parte de vendas e, consequentemente, os canais de marketing.

Ter uma previsão da demanda e das metas a serem atingidas é muito importante para criar um ponto de equilíbrio entre os pedidos vindos dos clientes por meio dos canais de marketing e a capacidade de produção, compra e distribuição.

A missão da gestão de logística e dos canais de marketing é se unir para criar essa previsão de demanda que ajudará não só esses setores a ficarem preparados, mas também auxiliará toda a cadeia. Indústria, transporte, fornecedores e clientes terão grandes benefícios com esses esforços.

Como um profissional pode criar essa relação

Já conseguimos entender como esses setores importantes de uma empresa podem se relacionar para buscar um resultado muito positivo. No entanto, de forma prática, será que os profissionais estão preparados para receber essa alta carga de exigência nas atividades que precisam ser interligadas entre as áreas?

Conhecimentos na parte estratégica são fundamentais nesse caso para desempenhar funções que criam relações entre os setores. E, por isso, um profissional pronto para atuar no mercado já chega devidamente treinado para atuar em cargos tidos como de confiança, a exemplo de direção e gerência.

Esse é um passo enorme que qualquer profissional de marketing pode dar. Atualmente, é possível contar, durante uma especialização em marketing estratégico, com o apoio de mestres, doutores e especialistas que conhecem os caminhos a percorrer nesse cenário tão competitivo e dinâmico.

Gostou de saber mais sobre essa importante relação entre gestão de logística e canais de marketing? Percebeu como o conhecimento na parte estratégica da operação é fundamental para fazer essa roda girar? Então aproveite para conhecer a melhor formação do mercado na área!