Os celulares são praticamente inseparáveis das pessoas. Um desafio simples mostra isso: qual a distância que o seu smartphone está de você agora? Aposto que não mais do que 10 metros, não é mesmo? Esta é uma realidade que vem assustando educadores, que temem que o contato tão intenso com o aparelhinho possa prejudicar o aprendizado.

Mas é possível, sim, utilizar os recursos tecnológicos para melhorar o aprendizado. E por que não, inclusive,usar esse equipamento que tanto distrai como um aliado na hora de se concentrar para as provas? A internet já está recheada de apps que ajudam a estudar. E a boa notícia é que muitos deles podem ser baixados gratuitamente.

Confira alguns apps que ajudam você a estudar:

Trello

O Trello é um aplicativo que ajuda a otimizar a vida do estudante, ele facilita coordenar compromissos, organizar tarefas e prioridades, criando um cronograma de atividades. Pode ser usado tanto no smartphone quanto no computador.

Geekie Game

Disponível para Android

O Geekie Game é uma plataforma que contém videoaulas, resumos, exercícios e simulados. O legal é que ao baixar o aplicativo você faz um teste online e de acordo com os seus erros e acertos é desenvolvido um plano de estudos personalizado. Na versão paga do aplicativo existe a opção que permite a criação de relatórios de desempenho e um plano de estudo focado não só nas suas dificuldades, mas no curso e na universidade na qual você deseja estudar.

Duolingo

O Duolingo é um dos aplicativos mais conhecidos e usados na aprendizagem de línguas estrangeiras, como inglês, espanhol, italiano, francês e alemão. Além disso, oferece atividades de tradução, escrita, fala e escuta, disponibilizando cursos grátis divididos em módulos que variam de acordo com o tema escolhido.

EstudaVest

Disponível para IOS, Windows Phone e Android

O aplicativo oferece videoaulas, fórum de discussão entre estudantes, ranking de classificação dos inscritos na plataforma e questões do ENEM e dos vestibulares da UEL, UERJ, UFPR e USP.

Descomplica/Revisa

Disponível para IOS e Android

O Descomplica/Revisa é uma maneira divertida de estudar os conteúdos de diversas provas. Em mais de 21 mil videoaulas disponíveis, os professores mostram macetes e jeitos divertidos de lembrar das informações, bem ao estilo cursinho. Também ficam disponíveis simulados e correções de redações.

Edu.app

Disponível para Android

Este aplicativo é uma parceria entre a Fundação Lemann e o canal Edu no Youtube, que conta com mais de 2 mil videoaulas de conteúdos bem explicados. No app você pode escolher uma das quatro áreas do Enem para ver os exercícios e as vídeoaulas, além de acessar dicas de provas e playlists para melhorar a concentração durante os estudos.

Física Interativa

Disponível para Android

A Física é uma das disciplinas que mais dificultam os estudos dos vestibulandos. Mas este app promete deixar a situação mais simples: são 100 questões do ENEM resolvidas em vídeo para acessar além de resumos e aulas de física disponíveis.

Memrise

Disponível para IOS e Android

A técnica dos flashcards é excelente para memorizar conteúdos, especialmente significados e conceitos. O aplicativo permite que você crie cartões memória com informações e vá estudando-os até memorizá-los. Ele também disponibiliza algumas opções de cartões já prontos separados em disciplinas.

SelfControl

Disponível para IOS

Este não é bem um dos apps que ajudam a estudar ao te ensinar conteúdo. Mas ele bloqueia distrações durante seus momentos de concentração. Este aplicativo bloqueia sites e aplicativos por um determinado tempo para que você se concentre. Uma opção para Android é o Cold Turkie.

Passei! Enem

Disponível para IOS e Android

O grande diferencial deste aplicativo é que ele não precisa de conexão com a internet. Você tem 500 questões do Enem disponíveis para resolução, divididas em oito matérias. O app permite que você crie comentários e vá salvando seu desempenho para ver onde você melhorou ao longo do tempo.

Agora não tem mais desculpa para deixar o seu celular atrapalhar nos estudos. É só baixar o aplicativo que mais se encaixa com as suas necessidades e estudar.