Antigamente poderia ser dito impossível trocar informações entre China e Brasil em segundos, viajar com aviões a 900 km/h e transportar navios recheados de mercadorias para ambos os destinos.

A globalização nos permite hoje dizer que fronteiras são somente demarcações de terras, porque as demais barreiras, como comunicação e logística, são vencidas com facilidade.

Mas de que forma esse mercado funciona? E qual seria o profissional mais habilitado para acompanhar e direcionar esse mundo cada vez mais interligado?

O profissional de comércio exterior (COMEX) possui a carga de conhecimento necessária para assumir nesse mercado. O comércio internacional propõe desafios constantes devido à rapidez nas trocas de informações entre mercados e países, portanto, o que esse profissional necessita para desempenhar as suas funções? Confira abaixo cinco características de um profissional de COMEX valorizadas no mercado de trabalho.

1) Tem noções de economia

O comércio internacional abrange vários setores econômicos, como Câmbio, Macroeconomia, Economia Internacional e Política Internacional. O curso de comércio exterior propõe uma visão dinâmica e sistemática sobre esses assuntos, portanto estude-os com afinco e entenda como o mercado funciona.

O que irá influir na cotação do dólar se o Banco Central Americano (FED) elevar os juros, por exemplo? Isso irá interferir nas negociações internacionais e o comércio pode se alavancar ou se retrair de acordo com a retração do dólar. Viu como está tudo interligado?

2) Tem fluência em idiomas

Um profissional de COMEX destacado no mercado de trabalho possui a facilidade em conversar com estrangeiros no seu idioma nativo. Ter a noção de línguas como Inglês, Francês, Alemão, Espanhol, concede a oportunidade do profissional evoluir substancialmente em sua carreira.

Quem não gostaria de negociar com empresários alemães pela manhã e a tarde com empresários britânicos, por exemplo? Portanto, invista em cursos de línguas e você terá um retorno garantido!

3) Está disponível e preparado para tudo

Sabemos que as negociações ao redor do mundo não param. Enquanto a bolsa encerra o seu pregão aqui no Brasil, o mercado em Xangai inicia as suas atividades, devido ao fuso horário.

No comércio internacional funciona da mesma maneira e o bom profissional de COMEX deve estar preparado para presenciar situações que possam fugir do seu tempo habitual. Estar preparado para atender clientes do outro continente com fusos horários extremos e fazer viagens imediatas devido a grandes negociações leva o profissional de COMEX a ser reconhecido no mercado trabalho.

4) Tem visão de negócio

Negociar prazos para pagamento, o câmbio, o meio de transporte mais adequado e seguro e firmar juridicamente todos os termos para que ambas as partes não saiam lesadas são algumas de várias atividades que o profissional de COMEX deve ter ligada aos negócios. Ter uma visão abrangente de negócios faz com que reconhecimento e o destaque sejam adquiridos.

5) Tem conhecimento cultural

O mundo dos negócios não gira somente em torno de compra e venda de produtos, mas sim de relações entre nações e pessoas. Conhecer e estudar a cultura de países faz com que você não insulte ou descumpra normas ligadas a religião, âmbito político e costumes.

Em muitas culturas asiáticas, o posicionamento às leis religiosas são valiosas também para os negócios. Você sabia que no Japão interromper uma pessoa enquanto ela fala é um ato extremamente rude? Que o atraso para europeus e árabes é considerado falta de caráter? Portanto, investigue o aspecto cultural de seus clientes.

E você, já trabalha com COMEX? Ficou alguma dúvida no artigo? Conte sua experiência pelos comentários.