Com dedicação, você pode aprender como criar vídeos de qualidade com smartphone e fazer sucesso na internet!

Engana-se quem pensa que para criar conteúdos incríveis é preciso gastar uma fortuna com equipamentos e softwares de edição. Definitivamente, as tecnologias vieram para ajudar e baratear a produção de vídeos.

Se você quer saber como criar vídeos de qualidade com smartphone, leia esse conteúdo até o final! Mostraremos que é possível fazer bonito com o que se tem em casa, na App Store e na Google Play.

Por que criar vídeos? 

O vídeo é a forma mais popular de se comunicar com os outros nessa década. Além de ser simples, ele é mais ágil, didático e interativo, além de ser capaz de reduzir os ruídos no processo comunicativo.

Por isso, esse formato é útil em todos os momentos – do lazer ao trabalho. O Índice Visual Networking da Cisco, empresa de telecomunicações, divulgou que em 2020 o tráfego de vídeos na internet representará 82% de tudo o que as pessoas consumirão.

Querendo ou não, o vídeo é a comunicação eficaz da era do smarthphone. Vale ficar ligado e aprender a produzir conteúdo que dialogue com todos – dos Millennials aos Baby Boomers.

Como criar vídeos de qualidade com smartphone?

Para produzir um vídeo não basta ligar a câmera e deixar a coisa rolar. É preciso estabelecer alguns processos e se manter atento às boas práticas da área.

Para ajudar você, compartilharemos dicas simples sobre como criar vídeos de qualidade com smartphone:

1) Tome cuidado com a lente

Você precisa ter cuidado com a lente do seu celular. Periodicamente, faça uma limpeza com produtos adequados que removam poeira e gordura. Assim, nada atrapalhará o seu foco.

2) Dedique atenção ao áudio

Imagem bonita e áudio não equalizado não é legal, ok? Não existe nada pior que apertar o play e ouvir alguém “gritando” com você.

Por isso, grave em um lugar silencioso, teste sua locução e fale de forma clara. Todos devem entender o que você fala. Se for necessário, compre um bom microfone e comece o trabalho.

3) Garanta estabilidade

Vale a pena investir em suporte para gravar seus vídeos. Se não for possível, segure o celular com as duas mãos. Assim, seu vídeo sairá mais estável e suave.

4) Use o telefone na horizontal

Para stories, grave na vertical. Do contrário, faça todos os seus vídeos na horizontal. Dessa forma, o enquadramento ficará mais natural e o campo de visão mais aberto.

5) Ajuste a câmera antes de gravar

Cada aparelho tem recursos diferentes. Procure definir o foco manualmente considerando a exposição necessária.

6) Use a luz a seu favor

Procure gravar com a luz natural em locais onde o sol esteja iluminando uniformemente a cena. Se for gravar a noite, lembre-se de testar e buscar a melhor iluminação para o enquadramento.

7) Componha o cenário

Com criatividade e cuidado estético é possível criar um cenário agradável. Boas imagens chamam a atenção para o vídeo. Se quiser se aprofundar, estude a regra dos terços – que divide a tela em quadros – e veja qual é o melhor lugar para enquadrar suas produções.

8) Faça testes antes de gravar

A melhor forma de obter êxito para gravar vídeos com celular é fazendo testes. Compreenda o funcionamento do seu aparelho, grave e avalie.

9) Aposte em acessórios

Você pode dar um “upgrade” no seu aparelho adquirindo acessórios como lentes acopláveis, iluminação, microfone externo e tripés.

10) Capriche na edição

Saber gravar é importante, mas editar é fundamental para transformar vídeos em conteúdos incríveis. Aprenda a cortar, otimizar imagens, inserir áudios, equalizá-los, incluir legendas e coisas do tipo.

Se você gostou desse post, vá em frente e se aprofunde no tema. Conheça o nosso curso de graduação em Produção Multimídia!