O curso de Produção Multimídia capacita o profissional para desenvolver uma série de funções, de consultoria até a produção de filmes.

Gosta de escrever, editar vídeos e ver filmes? Talvez o seu lugar seja na comunicação – mais precisamente no curso de Produção Multimídia –, junto daquela turma que está envolvida desde a ideia até a realização do filme, elaborando roteiro, estudando a linguagem do audiovisual e gerenciando o projeto até a sua distribuição.

Para ajudá-lo a compreender um pouco mais sobre a área e o respectivo mercado de trabalho, explicaremos como é a rotina de um produtor multimídia. A própria Jout Jout, jornalista e vlogueira brasileira, já antecipou que essa é a melhor forma de escolher uma profissão, então leia até o final!

Afinal, o que é multimídia?

Indo direto ao assunto, multimídia é a integração de duas ou mais mídias ou formatos de comunicação.

Temos inúmeros exemplos para citar, mas os jogos eletrônicos e as séries que você assiste na Netflix talvez sejam os identificados com maior facilidade.

Ao longo dos anos, a produção multimídia mudou muito e um dos fatores que acelerou essa transformação foi a tecnologia.

Mudanças constantes

Pense que, na década de 1920, os brasileiros recebiam conteúdo e ficavam a par dos acontecimentos do mundo por meio do rádio – apenas ouvindo os locutores e imaginando como eles poderiam ser.

A coisa começou a mudar em 1951, quando Assis Chateaubriand fundou a TV Tupi. Isso marcou o início da produção audiovisual no Brasil.

De lá para cá, o avanço foi grande. Atualmente, somos bombardeados por conteúdo em todos os lugares, provocados a consumi-lo na televisão, no celular, nos outdoors e em várias outras mídias que fazem parte de nossas rotinas.

O avanço tecnológico e a mudança cultural abriram as portas para o profissional que atua na área, pois agora elas são ainda maiores e as empresas contratantes também. Muitos são os canais no YouTube que precisam de um produtor fera, não é?

O que é e o que não é produção multimídia?

Falando em YouTube, você consegue reconhecer uma produção multimídia?

Um cartaz pode ser considerado um produto multimídia, desde que a imagem e o texto comuniquem algo ao leitor.

Na simplicidade da letra, uma produção multimídia combina diferentes meios de comunicação como o vídeo, o texto e o som para transmitir uma mensagem – diferente do audiovisual.

O trailer do Deadpool 2 é um produto multimídia e audiovisual ao mesmo tempo, enquanto infográficos são apenas produtos multimídia. Entendeu?!

Mas o que faz um produtor multimídia?

O curso de Produção Multimídia capacita o profissional para desenvolver várias funções. As mais comuns são:

• Prestar consultorias a empresas e agências de comunicação;
  • Elaborar projetos audiovisuais;
  • Conduzir campanhas de marketing multimídia;
  • Montar sua própria produtora de audiovisual.

A maior vantagem da profissão são as infinitas oportunidades. O profissional que se capacita encontra trabalho em agências, produtoras e até emissoras de TV.  A verdade é que há espaço para profissionais de todos os perfis – do criativo ao extremamente organizado.

Agora que você já sabe mais um pouco sobre produção multimídia e audiovisual, que tal deixar um comentário aqui no blog? Pode ser uma dúvida ou uma sugestão – o que vale é aprendermos juntos!