Saiba quais são as características de uma boa especialização em Arquitetura de Interiores e escolha o curso certo para sua carreira!

A escolha por uma especialização em Arquitetura de Interiores é uma opção vantajosa para quem quer atuar concebendo projetos em vários segmentos de mercado, incluindo espaços públicos e privados de edificações comerciais e residenciais.

Essa é uma decisão delicada, que pode representar quase dois anos de um investimento que mudará sua carreira ou implicará em prejuízo.

A pós-graduação em Arquitetura de Interiores é um diferencial que pode significar até 50% a mais na remuneração de um profissional. No entanto, como essa formação é um investimento de tempo e dinheiro, é preciso escolher muito bem a instituição de ensino, para não se arrepender depois.

Por isso, nesse post separamos alguns itens indispensáveis que você deve avaliar antes de escolher o seu curso de especialização em Arquitetura de Interiores. Confira!

Checklist: especialização em Arquitetura de Interiores

Reputação da instituição

Universidades com tradição desenvolvem programas educacionais sólidos e atraem corpo docente qualificado. As instituições de ensino com um bom tempo de atuação colocam à prova a qualidade de seus cursos por meio de sua reputação ao longo dos anos.

Então, antes de escolher o seu local de formação complementar, é prudente pesquisar a opinião de ex-alunos e consultar a reputação da instituição na internet e nos órgãos de proteção e orientação ao consumidor, como Pocon, Idec e Reclame Aqui.

Além disso, é importante buscar informações sobre o estabelecimento na Associação Brasileira das Instituições de Pós-Graduação (ABIPG) e no Ministério da Educação (MEC).

Infraestrutura e recursos de ensino

Mesmo as instituições mais tradicionais podem ser pioneiras no uso de tecnologias aplicadas à educação e incentivadoras de núcleos de pesquisa e inovação.

Ambientes bem equipados, bibliotecas e laboratórios modernos, com recursos que propiciem a diferenciação do profissional no mercado, são fatores importantes a serem considerados na hora de escolher um curso de especialização em Arquitetura de Interiores.

Verifique se a universidade em que você pretende estudar oferece instalações modernas e conservadas.

Conteúdo e metodologia

Tanto nos cursos de especialização à distância quanto na pós-graduação presencial, o conteúdo e a metodologia de ensino devem ser avaliados.

Para fazer uma boa escolha, além de pesquisar o conteúdo programático e o plano de desenvolvimento das atividades complementares e do projeto de conclusão do curso, é conveniente visitar a instituição e conversar com os coordenadores para conhecer outros detalhes.

Corpo docente

“Quem faz a escola é o aluno” é uma frase popular, mas parcialmente verdadeira. Porque, na verdade, o aluno “faz” a universidade com ajuda do corpo docente. Ou seja: bons professores colaboram para um ensino de alto padrão.

Além de formação acadêmica e titulação dos professores, outros aspectos fundamentais devem ser avaliados sobre o corpo docente de um curso de especialização em Arquitetura de Interiores:

Experiência de mercado

Teoria e embasamento técnico são fundamentais. No entanto, sem repertório adquirido na prática profissional, a abordagem do professor pode ficar abaixo do necessário para oferecer uma formação consistente aos alunos.

Experiência acadêmica

A didática, o timing de aula e a segurança do professor são elementos fundamentais para a qualidade do ensino e, consequentemente, o aproveitamento dos alunos. Embora docentes recém-formados possam realizar um ótimo trabalho, essas são técnicas e habilidades adquiridas com o passar tempo, a partir da experiência acadêmica.

Dica: analise a composição do corpo docente para saber o percentual de mestres e doutores que trabalham na instituição.

Na hora de escolher um curso, prefira uma universidade que tenha tradição e ofereça uma boa infraestrutura de ensino, com conteúdo atualizado e mais de dois terços do corpo docente com titulação de mestrado e doutorado. Faça valer o seu esforço e empregue bem o seu tempo e o seu dinheiro!

Que tal aproveitar para conhecer a especialização em Arquitetura de Interiores da Unisul?