O mercado para Gestão de Obras e Projetos em Santa Catarina deve crescer em 2019 e abrir novas vagas para profissionais qualificados. Saiba mais!

Após um cenário turbulento, muito por conta da crise financeira que atingiu o Brasil e o mundo, o mercado de Gestão de Obras e Projetos começa a dar sinais de retomada. Isso é muito importante para os profissionais, pois novas oportunidades devem surgir nos próximos meses.

Neste post, falaremos um pouco sobre as previsões para o setor de obras e projetos e apresentaremos dicas de como os profissionais da área podem se destacar para ter mais oportunidades. Confira!

O atual cenário do mercado de Gestão de Obras e Projetos em Santa Catarina

Em uma reportagem feita pelo portal Diário do Comércio, Indústria e Serviços, os representantes da Associação das Indústrias de Material de Construção (Abramat) afirmam que esperam um aumento de vendas de até 1,5% em 2019. Esse cenário é bastante positivo, uma vez que, nos últimos três anos, houve queda no setor.

Indo ao encontro desse pensamento, a especialista em economia Estela Benetti, em sua coluna no portal NSC Total, diz que o setor da construção civil em Santa Catarina, que teve a maior recessão da história entre os anos de 2015 e 2016, retoma em 2018 e que isso deve se potencializar em 2019.

Apesar de a estabilidade econômica ainda não estar totalmente garantida, muito por conta de estarmos em um ano eleitoral, a tendência é que haja uma consolidação em 2019.

Isso será ainda mais potencializado se os novos governos federal e estadual que serão eleitos investirem em medidas que viabilizem ajustes das contas públicas. Assim, o mercado poderá se desenvolver mais e abrir vagas.

Como se preparar para a retomada do mercado de Gestão de Obras e Projetos

Como o mercado de Gestão de Obras e Projetos dá sinais de retomada, é natural que novas vagas de emprego surjam para os profissionais da construção civil. Além disso, outros setores tidos como linhas de apoio do campo, como a segurança do trabalho, devem aumentar suas demandas.

Por isso, se você é um profissional dessas áreas, precisa se preparar para aproveitar as oportunidades. Afinal, mesmo com novas vagas surgindo, o mercado será competitivo e os melhores se destacarão.

Veja algumas dicas que podem ser colocadas em prática:

Tenha uma visão ampla

O gestor de obras e projetos precisa ter uma visão ampla sobre os diversos fatores que envolvem a sua atividade. Não basta apenas administrar os operários de uma construtora, por exemplo.

É necessário ter conhecimentos sobre gestão de pessoas, marketing, finanças, logística, segurança no canteiro de obras, precificação e preservação do meio ambiente.

Saiba trabalhar em grupo

Ao participar de processos seletivos para vagas de emprego, o profissional da construção civil precisa demonstrar que reconhece a importância do trabalho em grupo.

Cada qual tem a sua função em uma empresa do ramo e engenheiros civis, arquitetos, técnicos em segurança do trabalho e operários, entre outros profissionais, devem atuar juntos para cumprir um objetivo em comum.

Busque por uma especialização

De acordo com uma matéria publicada no portal Administradores, profissionais que têm uma especialização no currículo conseguem um salário até 50% maior do que o piso da área. Além disso, as chances de garantir a empregabilidade aumentam.

É por isso que fazer um curso de pós-graduação pode ser um diferencial. Como a área de Gestão de Obras e Projetos está em retomada, você terá mais chances de galgar melhores posições e ter uma remuneração maior.

Entre os cursos que podem ser realizados, destaca-se o MBA em Gestão de Obras e Projetos da Unisul. Trata-se de uma pós-graduação que qualifica o profissional para supervisionar e coordenar atividades de gestão administrativa na construção civil, bem como atuar em unidades produtivas, prevenindo a ocorrência de falhas na concepção dos sistemas de produção.

Para saber mais, acesse o nosso site e confira quem faz parte de nosso corpo docente e quais são os investimentos necessários!