Para ter uma carreira de sucesso como analista de dados é preciso desenvolver certas competências que deixarão você à frente da concorrência pelas vagas.

À medida que a revolução digital ganha impulso, os dados tomam lugar como os principais impulsionadores das decisões de negócios.

Consequentemente, manter o controle é crucial, incluindo a maneira como os dados são coletados, orquestrados, enriquecidos e ativados. E o mais importante de tudo: eles precisam estar acessíveis, o que significa que precisamos desenvolver a capacidade de centralizar e conectar.

É aí que entra o papel do analista de dados ou de Business Intelligence, profissional que ganha espaço no mercado com o aumento do uso dos dados como ativo fundamental das organizações.

Para que você saiba como ter uma carreira de sucesso como analista de dados, explicaremos o que faz esse profissional, quais são as qualificações que se esperam dele e como começar! Vamos lá?

O que as empresas esperam de um analista de dados

Cada empresa coleta uma infinidade de dados. Exemplos incluem números de vendas, pesquisas de mercado, logística e custos de transporte.

O trabalho de um analista de dados é pegar essas informações e usá-las para ajudar a organização a tomar melhores decisões de negócios. Em outras palavras, eles traduzem números em uma linguagem simples.

Isso poderia significar descobrir como precificar novos materiais para o mercado, reduzir os custos de transporte, resolver problemas que custam dinheiro à empresa ou determinar quantas pessoas deveriam estar trabalhando aos sábados.

Existem muitos tipos diferentes de analistas de dados. É possível se especializar em marketing, finanças, logísticas ou outra área. Da mesma forma, empresas menores podem investir em um profissional que veja o negócio como um todo. Tudo dependerá da estratégia de cada uma.

A importância da especialização

Os analistas de dados usam principalmente sistemas complexos de gerenciamento para conduzir avaliações de diferentes conjuntos de informações e empregam regularmente a lógica na solução de problemas.

Um curso de pós-graduação em Análise Estratégica e Ciência de Dados prepara os analistas de dados para suas funções. Para isso, não é preciso necessariamente ser formado em uma área técnica; basta ter um histórico em administração de negócios.

O curso oferece uma interface entre as áreas da computação e gestão, permitindo que os profissionais aprendam a utilizar os dados como apoio ao processo de decisão organizacional.

Qualificações para uma carreira de sucesso

Um diploma pode levar o aspirante a analista de dados a uma entrevista de emprego, mas o candidato deve demonstrar proficiência em certos tipos de habilidades para realmente ter uma carreira de sucesso.

A proeza técnica é a mais proeminente dessas habilidades. Por exemplo, analistas de dados devem entender como manipular tabelas em bancos relacionais, empregar linguagem de consulta para atividades de mineração e aplicar apropriadamente modelos estatísticos para análise de tendências.

Outras habilidades importantes para uma carreira de sucesso são analíticas e comunicacionais. Por exemplo, os analistas de dados devem ser capazes de interpretar o que as tendências identificadas significam para suas organizações e transmitir efetivamente essas informações para uma variedade de partes interessadas.

Em suma, as qualificações para uma carreira de sucesso são:

  • Habilidades analíticas: os analistas trabalham com grandes quantidades de dados, fatos e processamentos de números. Você precisará analisar tudo isso para encontrar conclusões;
  • Habilidades de comunicação: esses profissionais são frequentemente chamados para apresentar suas descobertas ou traduzir dados em documentos compreensíveis. Você deverá escrever e falar claramente, comunicando ideias complexas com facilidade;
  • Pensamento crítico: os analistas devem analisar os números, as tendências e os dados para chegar a novas conclusões;
  • Atenção ao detalhe: os dados são precisos. Os analistas devem ser vigilantes em sua análise para chegarem a conclusões corretas;
  • Habilidades matemáticas: os analistas precisam ser bons em matemática para estimar dados numéricos.

À medida que a inteligência de negócios amadurece, os empregadores têm maior compreensão das necessidades de análise de dados e dos requisitos informativos de suas organizações.

Com a formação acadêmica adequada e as qualificações certas, construir uma carreira de sucesso como analista de dados é possível.

Conheça o nosso curso de especialização em Análise Estratégica e Ciência de Dados e descubra como ele pode ajudar a alavancar sua carreira!