Ter uma carreira de sucesso como cientista de dados não é tarefa fácil, mas temos algumas dicas para ajudar você a chegar lá. Veja e aprenda!

Os cientistas de dados estão em alta. Um relatório da IBM previu que até 2020 a demanda por esse profissional aumentará 28%.

Essa profissão se tornou uma das mais populares e promissoras da área técnica. Basicamente, ela consiste em pesquisar e analisar os dados de uma empresa para prever o crescimento e as tendências.

Em outras palavras, o cientista de dados transforma conjuntos de informações inteligíveis em uma linguagem compreensível para suportar as decisões da empresa.

Mas quais exatamente são as responsabilidades desse profissional e como ter uma carreira de sucesso como cientista de dados? É sobre isso que falaremos hoje. Continue lendo!

O que faz um cientista de dados?

Os cientistas de dados são grandes organizadores. Eles pegam uma enorme massa de informações e usam suas habilidades em matemática, estatística e programação para limpá-las e organizá-las.

Em seguida, aplicam todos os seus poderes analíticos — conhecimento da indústria e compreensão contextual — para descobrir soluções para os desafios dos negócios.

As responsabilidades de um cientista de dados podem incluir:

  • Conduzir pesquisas diretas e enquadrar perguntas abertas da indústria;
  • Extrair grandes volumes de dados de várias fontes internas e externas;
  • Empregar programas analíticos sofisticados, aprendizados de máquina e métodos estatísticos para preparar dados para uso em modelagem preditiva;
  • Limpar cuidadosamente os dados para descartar informações irrelevantes;
  • Explorar e analisar dados de vários ângulos para determinar pontos fracos, tendências e/ou oportunidades;
  • Conceber soluções baseadas em dados para os desafios mais prementes;
  • Inventar algoritmos para resolver problemas e construir ferramentas para automatizar o trabalho;
  • Comunicar previsões e descobertas à gestão e à TI por meio de visualizações e relatórios de dados eficazes;
  • Recomendar alterações econômicas aos procedimentos e às estratégias existentes.

Como começar uma carreira de sucesso como cientista de dados?

Como mencionado anteriormente, o papel do cientista de dados exige habilidades matemáticas, de programação e técnicas, com conhecimento de tendências e estratégias de negócios.

Mas para que você saiba por onde começar, separamos algumas dicas para construir uma carreira de sucesso como cientista de dados:

Desenvolva habilidades em álgebra, estatística e Machine Learning

Um cientista de dados é alguém que é melhor em estatística do que qualquer engenheiro de software e melhor em engenharia de software do que qualquer estatístico. A ideia é ter equilíbrio, evitando ênfase ou insuficiência em qualquer uma das duas.

Aprenda a amar os dados

Esses profissionais lidam com um grande volume de dados segregados e não segregados, nos quais as computações geralmente não podem ser realizadas usando apenas uma máquina.

A maioria deles usa softwares de Big Data para obter processamento distribuído; por isso, é importante conhecer essas ferramentas.

Obtenha um conhecimento profundo de bancos de dados

Dada a enorme quantidade de dados gerados virtualmente a cada minuto, a maioria das indústrias utiliza softwares de gerenciamento de bancos, como MySQL ou Cassandra, para armazenar e analisar.

Uma boa visão do funcionamento do SGBD certamente ajudará muito a garantir uma carreira de sucesso como cientista de dados.

Aprenda a codificar

Você não pode ter uma carreira de sucesso como cientista de dados até aprender a linguagem na qual eles se comunicam.

Um bom codificador pode não ser um ótimo cientista de dados, mas o contrário é certo.

Domine o Data Wrangling

Data Wrangling é o processo de converter a forma bruta dos dados em um formato que seja fácil de estudar, analisar e visualizar.

Visualização e apresentação são aspectos importantes para um cientista de dados, uma vez que facilitam decisões gerenciais e administrativas.

Procure por conhecimento em toda parte

Um cientista de dados é um membro da equipe e, quando você trabalha em conjunto com um grupo de pessoas, ser um observador atento sempre ajuda.

Aprenda a desenvolver a intuição necessária para analisar dados e tomar decisões seguindo de perto os hábitos de trabalho de seus colegas para decidir o que melhor se adapta a você.

Desenvolva habilidades de comunicação

As habilidades de comunicação diferenciam uma carreira de sucesso como cientista de dados de uma fracassada. Na maioria das vezes, você se encontra por trás de portas fechadas explicando as descobertas de sua análise para pessoas que importam e a capacidade de se dar bem com as palavras sempre será útil quando se trata de situações imprevistas.

Ter uma carreira de sucesso como cientista de dados pode não ser tarefa fácil. No entanto, fazer uma pós-graduação em Engenharia e Análise de Dados pode ajudar você a desenvolver todos os passos da lista acima e conseguir o trabalho dos seus sonhos.

Conheça agora mesmo o nosso curso de especialização em Engenharia e Ciência de Dados e descubra como podemos ajudar a conquistar seus objetivos!