Se você está interessado em atuar na área industrial, mas está em dúvida entre os cursos de gestão da produção industrial e engenharia de produção, não se preocupe. Preparamos este artigo para mostrar as principais diferenças entre as duas formações, a fim de ajudá-lo a subsidiar sua escolha, além de apresentar detalhes do curso de tecnólogo na modalidade educação a distância. Confira!

Principais diferenças

O curso de graduação à distância em gestão da produção industrial é uma ótima alternativa para quem pretende ingressar logo no setor, já que é uma graduação mais rápida que a de engenharia de produção (o curso de tecnólogo tem duração de três anos, enquanto o engenheiro de produção leva no mínimo cinco anos para se concluir).

A diferença fundamental entre as duas formações é que o curso de gestão da produção industrial é voltado mais diretamente para o processo de produção, visando garantir sua qualidade e eficiência, ao passo que o bacharel terá uma visão mais diversificada, englobando um leque maior de conhecimentos. É possível afirmar que a engenharia de produção é a menos tecnológica de todas. Na área industrial, o profissional tecnólogo atuará como um intermediário entre o engenheiro e o técnico.

Graças a essas características, é possível afirmar que o mercado de trabalho oferece mais oportunidades para o tecnólogo, uma vez que o profissional será capaz de resolver demandas mais específicas para as empresas. O fato de sua remuneração não acompanhar a de um engenheiro acaba também contribuindo para alavancar as oportunidades.

O curso de graduação a distância

Com três anos de duração, o curso de graduação à distância em gestão da produção industrial foi estruturado para fornecer ao aluno uma base sólida para atuação qualificada na área, buscando construir a capacidade de aplicar, desenvolver e difundir tecnologias no contexto e tornar-se especialista nos processos, além de promover a vocação ao empreendedorismo.

A grade curricular abre espaço para disciplinas mais diretamente voltadas ao aspecto técnico da produção, como Mecânica, Termomecânica, Manutenção e Automação Industrial, por exemplo. Conteúdos voltados para a gestão também ganham destaque, passando pela Gestão Ambiental, de estoque, desenvolvimento humano e organizacional. Matérias de cunho econômico e estatístico complementam o currículo do curso, entre outras.

Características da modalidade EaD

Um curso oferecido na modalidade EaD, como o tecnólogo em gestão da produção industrial da UnisulVirtual, apresenta uma série de vantagens, como a possibilidade do próprio aluno organizar seus estudos, facilitando assim a conciliação com o trabalho e permitindo uma formação personalizada. Outro benefício é a diminuição de custos para o estudante, incluindo o transporte e a disponibilização de conteúdo no formato digital.

O Espaço UnisulVirtual de aprendizagem é um ambiente preparado especialmente para que os alunos possam ter acesso aos materiais didáticos de cada disciplina, como o livro didático, webaulas, atividades e objetos de aprendizagem interativos.

Outros materiais complementares também estão disponíveis, oportunizando a autonomia do aprendizado. A sala virtual oferece ainda as ferramentas para que alunos e professores possam interagir.

A escolha de uma atividade profissional é uma etapa muito importante na vida de um estudante, por isso é importante uma boa pesquisa sobre a área de interesse e a qualidade dos cursos existentes.