Veja quais são os softwares que podem ajudar na rotina de um profissional que atua em gestão de obras e projetos de construção!

A tecnologia é uma grande aliada em gestão de obras e projetos de construção. Afinal, com programas de computador é possível organizar tarefas, fazer desenhos e criar protótipos, entre outras demandas.

Pensando nisso, desenvolvemos uma lista com os principais softwares utilizados para gestão de obras e projetos de construção. Quer saber quais são eles? Então siga com a gente e confira agora mesmo!

Os softwares mais usados em gestão de obras e projetos de construção

AutoCAD

O AutoCAD é um programa que foi lançado em 1982 e, desde então, é aprimorado em novas versões. Atualmente, é impossível falarmos em softwares de construção civil sem citá-lo.

Trata-se de uma ferramenta que pode ser utilizada para fazer desenhos técnicos em várias áreas da construção civil, como a arquitetura, a hidráulica e a elétrica. Por isso, ele é muito importante para engenheiros e outros profissionais que atuam na gestão de projetos.

SketchUp

Embora o AutoCAD tenha uma versão que faz desenhos em 3D, ele é mais utilizado em 2D. Para os casos de projetos em três dimensões, o mais recomendado é o SketchUp.

Apesar de não ser indicado para desenhos com detalhes muito minuciosos, esse software de construção civil é muito útil para fazer representações rápidas.

Excel

O Excel não é um software específico para projetos de construção, sendo empregado por empresas das mais diversas áreas. No entanto, ele tem recursos que podem ser muito úteis para os gestores desse segmento.

As planilhas do Excel são relevantes para fazer controle de prazos e designar os responsáveis por cada atividade. Assim, o gestor pode fazer o planejamento, a execução, o monitoramento e o encerramento de cada projeto.

Trello

Outro programa que não é exclusivo da construção civil, mas que pode ser de grande utilidade para os gestores desse setor, é o Trello. Esse aplicativo é muito útil e fácil de usar.

No Trello é possível criar atividades e designá-las para os responsáveis, que serão notificados sobre o que necessitam fazer.

Um gestor de obras pode delegar funções para a sua equipe por meio desse programa, que é acessível em computadores, smartphones e tablets.

MS Project

Mantido pela Microsoft, o MS Project é um dos programas mais renomados e conhecidos quando falamos em gestão de projetos. Isso se justifica pelo fato de ele ter uma série de recursos e permitir que sejam feitas representações de informações por meio de gráficos.

Para os profissionais que trabalham com projetos de construção, como os arquitetos, o MS Project pode ser utilizado para definir pontos nas rotinas de trabalho. Por meio desse software, os gestores são capazes de criar vínculos entre as tarefas, fazer o controle de gastos do projeto e planejar os recursos.

A relevância desse software também se justifica pelo fato de ele ser estudado em cursos de pós-graduação, como é o caso do MBA em Gestão de Obras e Projetos da Unisul.

Esse curso, oferecido de forma presencial na cidade de Florianópolis, atende interesses específicos do mercado da construção civil. As disciplinas são divididas em módulos, entre os quais se destacam as unidades de aprendizagem de Gerenciamento de Obras e Projetos e Gerenciamento de Projetos com Apoio do MS Project.

Nessas matérias, os estudantes aliam conhecimentos teóricos e práticos, aprendendo como tirar o máximo de proveito do MS Project para desenvolver as suas atividades na gestão de obras ou nos projetos de construção.

E então, gostou de saber quais são os principais softwares utilizados para gestão de obras e projetos de construção? Então não perca a oportunidade de saber um pouco mais sobre eles. Acesse o site da Unisul e tenha mais informações sobre o MBA. Temos certeza de que você vai gostar muito da proposta desse curso!