Para trabalhar na área de comércio exterior é preciso ter habilidades e características específicas, que podem ser desenvolvidas através de cursos presenciais ou a distância. O trader possui um papel muito importante no processo de negociação e na conclusão de negócios internacionais.

Confira a seguir o que faz, quais são as habilidades e o qual mercado de trabalho para o trader.

Habilidades indispensáveis de um trader

Um trader deve ter ser fluente em pelo menos um idioma. Em caso de pessoas que negociam com a região da América Latina e América Central é imprescindível que o negociador domine a língua espanhola. Nos casos em que as negociações são feitas com demais países é fundamental a fluência na língua inglesa, e, se possível o idioma do comprador, por exemplo o alemão, húngaro, entre outros.

Além das habilidades em idiomas, é necessário que o negociador tenha uma boa retórica. Essa habilidade pode ser praticada com cursos de oratória. Outras características importantes são: a vontade de aprender sobre outras culturas, estar aberto para negociar com pessoas que pensam de maneira diferente, paciência e habilidade de manter a calma sob pressão.

Quais são as funções de um trader?

Um trader pode ter funções diferentes em cada etapa da negociação. É importante que ele esteja preparado para todas elas, dessa forma há ganhos maiores para a empresa.

1) Preparação

Nessa fase da negociação o trader deve entender com quem irá negociar. Conhecer a cultura do país do comprador, a empresa com quem irá trabalhar e a legislação do país em que ela se encontra. Dessa forma, estará preparado para a próxima etapa.

2) Construção de um Relacionamento

É função de um trader a prospecção de novos clientes. Isso deve ser feito através de um estudo de ambiente internacional. Identificar empresas que possuem a demanda por seus serviços ou produtos pode ser uma tarefa complicada. Para isso, é necessário que esse estudo de cenário seja feito de maneira adequada, levando em consideração todos os detalhes.

3) Intercâmbio de Informações

Após prospectar clientes, é necessária a apresentação de sua empresa para eles. Esse primeiro contato pode ser feito de várias formas, sua empresa pode decidir por uma apresentação presencial ou, até mesmo, um e-mail oferecendo os produtos. A melhor forma de apresentar a empresa varia de acordo com o setor que ela está inserida. Em alguns casos, como em publicidade, a apresentação de portfólios pode ser o suficiente. Já em outros casos é necessário que se leve um produto e mostre de que forma ele pode facilitar o processo em uma empresa.

4) Persuasão

É função do trader convencer o cliente que ele fará uma boa compra. Para isso é necessário ser uma pessoa persuasiva e com oratória excelente. Sem essas características, é quase impossível o fechamento do contrato.

5) Concessões

O trader deve saber que concessões ele pode ou deve fazer para que o negócio seja concluído. Por exemplo, algumas vezes o cliente está negociando e só é necessária uma mudança nos prazos para que o acordo seja estabelecido. Nesses momentos o negociador deve saber o que fazer e de que forma deve ser feito.

6) Acordo

É também responsabilidade do trader redigir e conferir um contrato de vendas internacionais. Caso alguma das informações não esteja correta, pode haver dificuldades em outros momentos do processo de vendas internacionais.

A função de um trader é ampla e para isso é necessário muito conhecimento sobre os produtos que ele está representando. Além disso, uma boa habilidade de negociação é muito importante para o fechamento de vendas.

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