Faz tempo que a agricultura deixou de ser realizada de forma artesanal. Com a expansão e a modernização do agronegócio, novas competências são exigidas dos profissionais que atuam no ramo.

Nesse cenário, o Curso Superior de Tecnologia em Gestão do Agronegócio é o espaço para a formação de profissionais capazes de gerenciar empreendimentos agroindustriais, de maneira a torná-los economicamente rentáveis e ambientalmente corretos, por meio da ação de alguém capaz de entender e planejar melhor as ações diante de um mercado complexo e concorrido como o do setor de agronegócio.

E se o setor da agricultura se modernizou, o campo da educação também oferece novas formas de ensino e de aprendizagem. Uma delas é a metodologia da Educação a Distância aplicada ao ensino superior. Mas quais são as vantagens de fazer um curso na área do agronegócio a distância?

As vantagens do curso a distância em gestão do agronegócio

Não importa se o curso é presencial ou a distância, os diplomas tem a mesma validade, de acordo com o Ministério da Educação. Além disso, um curso a distância vai ensinar o mesmo conteúdo, ter a mesma qualidade e a mesma carga horária de um curso presencial. Mas se tanta coisa é igual, qual o diferencial dessa modalidade?

A Educação a Distância, ou EaD, é uma metodologia de ensino na qual aluno e professor não precisam se encontrar fisicamente na mesma hora e também no mesmo local para que as aulas sejam dadas. Na EaD, tanto as atividades escolares quanto o esclarecimento de dúvidas são realizadas por meio de recursos midiáticos através da internet.

Com isso, os cursos a distância são mais flexíveis, permitindo ao aluno fazer o seu próprio horário, de acordo com as atividades que realiza além da vida acadêmica. Geralmente, os cursos a distância costumam passar mais exercícios e exigir dos alunos a produção de mais textos do que a modalidade presencial: tudo para garantir o envolvimento do estudante e incentivar o aprendizado.

Estude onde e quando quiser

Isso quer dizer que é possível aprender mais com aulas a distância do que com aulas presenciais? A resposta é sim. De acordo com os resultados de um estudo realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 2007, os alunos de cursos a distância são mais bem preparados do que os alunos de cursos presenciais. Entre as 13 modalidades nas quais foi possível fazer comparações, em sete delas os universitários do ensino a distância tiveram desempenho superior aos do ensino presencial.

Além disso, os cursos a distância possuem outros diferenciais vantajosos. A EaD permite que o custo seja menor para o aluno e traz a possibilidade de repetir uma aula diversas vezes, por exemplo. Também apresenta aulas com o conteúdo dado na íntegra, sem os imprevistos que costumeiramente atrapalham o tempo das aulas dos cursos presenciais, trazem apresentações mais focadas no conteúdo previsto pela ementa. Educação a distância, aprendizado presente.