O primeiro pensamento que vem à cabeça quando se fala em graduação é sentar-se em uma sala com um professor à frente e tomar notas, no intervalo conversar com colegas a caminho da próxima sala e assim seguir todos os dias da semana. Mas este cenário está mudando e com rapidez. Segundo o Censo da Educação Superior, divulgado em 2018 pelo Inep, mais de um milhão de pessoas estudam em modalidade à distância hoje no Brasil. Isso equivale a 17% dos estudantes em ensino superior do país.

Para o Ministério da Educação (MEC), cursos presenciais ou à distância têm o mesmo valor de diploma de ensino superior. Ambos devem ser credenciados junto ao MEC para ter validade e poder atuar na área.

O conteúdo das grades curriculares é bastante semelhante nas duas modalidades e até a forma de ingresso na universidade pode ser igual, assim como a disponibilidade de bolsas pelo Programa Universidade Para Todos (ProUni), por exemplo.

O que diferencia o curso presencial ou à distância é como o aluno deseja estudar e qual a disponibilidade dele para isso.

Entenda as diferenças: curso presencial ou à distância

CURSO PRESENCIAL

O curso presencial é o modelo mais tradicional de ensino superior disponível no Brasil. Atualmente, mais de 6 milhões de estudantes estão matriculados em instituições de ensino nesta modalidade. Ela pressupõe um espaço físico, no qual os alunos devem estar para assistir às aulas.

Vantagens

Permite a troca com outros alunos: muito do que se aprende em sala de aula vem por meio de debates e trocas de experiências de colegas de turma. Por estarem todos ao mesmo tempo na discussão, ela se torna mais rica e agregadora.

Número de distrações é menor: em uma sala de aula, os alunos são expostos a menos coisas que podem diminuir a sua concentração com o que é ensinado em sala de aula. Por exemplo: acesso fácil à comida, outros conteúdos na internet, redes sociais e animais de estimação.

Resposta às dúvidas é automática: diferentemente de uma aula à distância, o aluno não precisa esperar para receber a resposta para uma dúvida. O professor pode respondê-lo no mesmo momento da pergunta, melhorando a capacidade de aprendizado.

Desvantagens

Rigidez de horários: para assistir a uma aula presencial é necessário estar disponível em um determinado local e horário. Quando se tem de viajar ou estiver doente, o estudante perde aquele conteúdo e fica para trás dos seus colegas de turma. Esta modalidade também impede que pessoas que tenham de trabalhar ao longo do dia consigam fazer alguns cursos que não possuem uma opção noturna.

Mensalidade costuma ser mais alta: por necessitar de espaço físico, material, energia elétrica entre outras coisas, as mensalidades de cursos presenciais tendem a ser mais altas do que as de curso à distância.

CURSO À DISTÂNCIA

Os cursos EaD, ou cursos pela internet, têm ganhado força no Brasil e no mundo pela alta necessidade de especialização e a falta de tempo para idas presenciais a universidades e faculdades. Hoje, milhares de cursos de bacharelado, licenciatura e tecnólogos estão disponíveis nesta modalidade.

Vantagens

Flexibilidade de horário e local: a grande diferença entre o curso presencial e à distância é que na última há a possibilidade de se escolher o horário e o local onde é melhor assistir ao conteúdo das aulas. Isso permite que você organize o cronograma de estudo como melhor lhe convém.

Possibilidade de pausar e reassistir: em uma aula à distância, o aluno pode pausar o conteúdo a qualquer momento para buscar uma informação extra, reassistir determinados momentos da aula ou até ela inteira. Com isso, o poder de assimilação do conteúdo cresce.

Custo mais baixo: os custos envolvidos em um curso à distância são menores do que em uma modalidade presencial, tanto em relação à mensalidade quanto aos gastos com transporte e alimentação.

Desvantagens

Exige mais organização e comprometimento: por ter bastante liberdade em questões de horários e número de aulas assistidas, é importante que o aluno de um curso à distância tenha comprometimento com o conteúdo que está aprendendo assim como uma grande capacidade de organização para permitir que as aulas não acumulem e a aprendizagem sofra.

Respostas às dúvidas podem demorar: as dúvidas em relação aos conteúdos das aulas são postadas em fóruns e podem levar até três dias para ser respondidas, dependendo do professor e da instituição de ensino em questão. Isso pode comprometer a fixação de conteúdo, em alguns casos.